Mudar muito de dieta pode causar problemas intestinais

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Todo dia surge uma nova dieta da moda que promete resultados milagrosos. Mas, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pessoas que mudam de dieta constantemente podem adquirir problemas intestinais.

Durante o estudo, os pesquisadores pediram para que 10 homens e mulheres, entre 21 e 33 anos, começassem dois tipos de dieta. A primeira era composta de grãos, frutas, legumes e vegetais, enquanto a segunda era rica em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e queijos.

Depois de cinco dias de testes, os estudiosos notaram que o microbioma – a “população” de bactérias no intestino – de todos os voluntários mudaram rapidamente, ou seja, o trato digestivo de dos que adotaram a dieta de vegetais abrigava bactérias do tipo que produz aminoácidos, os blocos de construção da proteína, a partir do açúcar das plantas.

Por outro lado, aqueles que consumiram a dieta rica em alimentos de origem animal começaram a armazenar mais bactérias que digerem proteína. Estas bactérias, para os pesquisadores, estavam relacionadas à doenças intestinais.

Embora a maioria das pessoas não consuma apenas alimentos que tenham origem animal, os pesquisadores concluíram que a mudança de estratégica nos hábitos alimentares pode afetar drasticamente o funcionamento estomacal, ocasionando problemas no sistema digestivo e intestinal, também.