Mitos e verdades do emagrecimento

Atualizado em 15 de março de 2018
Mais em Nutrição

Fazer com que a balança marque alguns quilos a menos parece ser muito complicado para muitos. Se você faz atividade física e tem hábitos saudáveis, isso não deve ser um problema, a menos que esteja fazendo a dieta de maneira errada. A seguir, falaremos sobre os mitos mais comuns do emagrecimento, por que eles estão errados e o que você deve fazer para eliminar os quilos extras, para voltar a ficar de bem com o espelho.

Favorece a respiração

Verdade

Quantas vezes você já viu atletas correndo com jaqueta para “perder peso”? Apostamos que várias vezes. Há uma crença popular de que quanto mais transpirar, mais você irá emagrecer. Nesse caso, você perde água e não gordura. O peso que você perde, imediatamente após a atividade física, é equivalente à quantidade de líquido perdido através do suor.

A água que você elimina durante a atividade física deve ser reposta para evitar a  desidratação. Por outro lado, quando você faz atividade física seu corpo queima gordura.

 

Passar fome

Mito

Quando você não come por várias horas, seu metabolismo fica mais lento para conservar energia. É um mecanismo de sobrevivência que faz com que o seu corpo, percebendo que você não está alimentado, entre em um modo de economia. Promover o mau funcionamento do metabolismo fará com que você perca peso com mais dificuldade. Ou seja, ativá-lo a funcionar mais rápido irá ajudá-lo a queimar calorias.

Além disso, tenha em mente que quando você está com fome o seu corpo está pedindo nutrientes para continuar com a atividade diária. Em vez de não comer, tente incorporar frutas e vegetais à dieta. E não se esqueça de respeitar as quatro refeições diárias.

Deixar de comer carnes e hidratos

Verdade

Perder peso não significa que você deva comer menos carne e hidratos. Talvez, poderia até ser útil se você não fosse um corredor. A chave está em trocar um alimento por outro. Por exemplo: arroz branco pelo integral, carne vermelha por peixe, água com gás por sucos dietéticos, batata por batata doce ou queijo amarelo por queijos mais leves, como o branco.

Em relação as porções, opte por comer em prato raso e sem repetições. Você pode, ainda, adicionar frutas como sobremesa para o almoço ou jantar.

Medir as calorias

Mito

Muitos medem a dieta por calorias e se limitam a comer cerca de 1.500 calorias por dia, sem prestar atenção de onde elas vieram. É muito diferente obter essas calorias em uma dieta equilibrada do que em uma dieta rica em gordura e açúcares refinados.

Por exemplo, alimentos ricos em proteínas consomem mais energia na hora de serem metabolizados do que os alimentos ricos em açúcares e gorduras, que aumentam as calorias e prejudicam o metabolismo.

Se você deseja começar uma atividade física, ou já é ativo, tenha cuidado ao traçar um plano de dieta para perder peso, para não pôr em perigo a saúde. Sair para se exercitar sem uma boa alimentação pode ser prejudicial. O mais recomendado é que você consulte um nutricionista para montar uma dieta personalizada, considerando sua meta e rotina de treinamento.

 

(Esse conteúdo foi originalmente publicado no site parceiro do O2 Por Minuto, na Argentina Atletas.info)