Mantenha-se hidratado mesmo depois do treino

Atualizado em 17 de julho de 2017
Mais em Nutrição

A boa hidratação é imprescindível para o corredor. Mas nos dias quentes do verão, prestar atenção ao que você ingere é ainda mais importante por conta das altas temperaturas e da baixa umidade do ar. O consumo de líquido é essencial, inclusive, depois da atividade, dependendo de diversos fatores como duração do treino, intensidade da corrida e temperatura do ambiente onde você escolheu dar as suas passadas.

Hidratar-se de forma correta depois do treino é importante para a boa recuperação muscular. Para corridas com até 45 minutos e em ritmo leve, tomar água já é o suficiente. Mas se você puxar um pouco mais nas passadas, empregando um pace maior, e ainda correr por mais tempo, a reposição com água de coco ou isotônico são opções mais completas, já que elas contêm fibras, vitaminas e sais minerais como cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre, o que faz com que a sua hidratação seja melhor.

Para saber quanto de líquido ingerir você pode adotar medidas simples como analisar a cor da sua urina (se ela estiver muito escura significa que você deve tomar mais líquido) ou, até mesmo, pesar-se antes de começar a correr e depois do treino. Assim, é possível ingerir uma quantidade de líquidos idêntica àquela perdida durante a corrida. Aliás, como os isotônicos são compostos, geralmente, por água, carboidratos e eletrólitos numa concentração semelhante à do sangue, sua absorção pelo corpo é facilitada no pós-treino.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar. Por isso, o ideal é que a cada 20 minutos de treino seu consumo não ultrapasse 150ml a 200ml de isotônico, intercalando o líquido com a ingestão de água, uma vez que são encontradas nessas bebidas minerais como sódio e potássio em uma quantidade que equivale a 6% da necessidade diária. Além disso, os isotônicos possuem a composição aproximada à do suor, ou seja, mantêm o equilíbrio entre água e sais minerais, sendo uma boa pedida.

Cuidado com o desequilíbrio do corpo
O principal objetivo da hidratação após a corrida é evitar que ocorra desequilíbrio hidroeletrolítico. Não fique preocupado se você perder de 1,3 kg a 1,8 kg de água por hora que correr em dias quentes como os do verão. Ou seja, depois de 2 horas de treino, um corredor de 68 kg pode perder de 2,6 kg a 3,6 kg, representando perda de 4-5% no peso corporal e decréscimo de 10-15% na performance. Por isso que é tão importante se hidratar adequadamente depois das passadas.

(Fonte: Vinicius Tiago, professor de Educação Física da Fundação Torino – Belo Horizonte)