Iogurtes e cereais: dobradinha perfeita

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Muito recomendada e consumida, a combinação entre iogurte e cereais pode ser benéfica, principalmente, para os atletas, por ser excelente fonte de proteínas. Alguns produtos contém maior quantidade de proteínas, como por exemplo, o iogurte grego, que possui o dobro, se comparado ao tradicional. Ele tem 20 gramas de proteínas por porção, enquanto o tradicional contém de 8 a 10 gramas.

Como o nosso corpo utiliza as bactérias “do bem” no trato digestivo, os iogurtes podem ajudar, pois têm em sua composição essas bactérias, conhecidas como probióticos, microrganismos vivos que, se consumidos em uma quantidade adequada, podem fazer bem à saúde.

Por outro lado, os cereais são boa fonte de carboidratos, têm baixos níveis de gordura e são conhecidos por ser fonte de fibras, vitaminas e minerais. As fibras garantem que as propriedades dos carboidratos (energia para os músculos) sejam absorvidas mais lentamente e liberadas na corrente sanguínea progressivamente, evitando a fadiga muscular. Além disso, melhoram o funcionamento intestinal, ajudam a prevenir o câncer de colón, de intestino, de reto e, ainda, colaboram com a prevenção de enfermidades cardiovasculares e aumentam a sensação de saciedade.

Juntos, iogurte e cereais reúnem nutrientes, como carboidratos, proteínas e fibras, importantes para quem pratica atividade física. Seja para antes, ou depois do treino, até mesmo combinado com frutas, essa união pode dar toda a energia que o atleta precisa.

(Fonte: site parceiro na Argentina atletas.info)