Ingestão de cálcio através de alimentos é mais saudável

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

De acordo com um novo relatório publicado pelo England Journal of Medicine, suplementos de cálcio podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Mas apesar de alguns estudos ainda serem inconclusivos, o professor de medicina da Universidade da Califórnia (EUA), Douglas Bauer, acredita que para evitar tais riscos, o ideal é obter a quantidade de cálcio através de alimentos naturais.

Após avaliar as pesquisas Bauer diz que uma ingestão de cálcio é mais segura quando proveniente de alimentos como laticínios, verduras (couve, brócolis) ou leite. No entanto, ele faz a ressalva de que se não for possível alcançar o mínimo necessário com uma alimentação correta, o uso de suplementos pode ser uma opção, desde que acompanhado por especialistas.

Essencial para uma boa formação óssea, o cálcio é um dos elementos mais abundantes no corpo humano. Sua suplementação é recomendada a adultos, especialmente para mulheres idosas já que uma baixa densidade óssea aumenta o risco de osteoporose. O valor diário recomendado para adutos (acima de 17 anos) é de 1.000 mg. Para mulheres com idade entre 50 e 70 ano o valor aumenta para 1.200 mg.