Informar exercícios em vez de calorias é mais estimulante

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Aqueles que se preocupam com a quantidade de calorias consumida ao decorrer do dia, normalmente, atentam-se a cada embalagem para saber a quantidade calórica do alimento a ser digerido. De acordo com um estudo americano, esta realidade pode começar a mudar.

Cientistas da Universidade Cristã do Texas realizaram uma pesquisa com 300 voluntários a fim de provar que, o estímulo para as pessoas perderem peso torna-se mais eficiente quando o alimento informa como elas podem perder as calorias consumidas.

Os voluntários, de 18 a 30 anos, foram divididos em três grupos. O primeiro deles recebeu um menu sem informações calóricas; o segundo, recebeu um cardápio que informava as calorias presentes em cada elemento. Por fim, o terceiro grupo foi informado sobre a quantidade de exercícios necessários para queimar as calorias consumidas.

Foi averiguado que se os consumidores estiverem conscientes do quanto devem se exercitar para queimar as calorias que estão ingerindo, eles estarão mais propensos a pedir opções de baixas calorias. O terceiro grupo consumiu, em média, 100 calorias a menos que os demais.

As pesquisadoras Meena Shah e Ashlei James, responsáveis pelo estudo, pontuam ainda que nenhum dos voluntários estava ciente dos objetivos da pesquisa e, portanto, pediram o cardápio como de costume.