Gordura saudável: aliada do homem

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, homens que foram diagnosticados com câncer de próstata, especificamente, e optaram por mudar seu cardápio, incluindo a ingestão de gorduras saudáveis, bem como as encontradas em legumes e também em nozes, obtiveram melhora em relação à propagação do câncer no organismo.

A pesquisa foi realizada com 4.577 homens diagnosticados com câncer de próstata durante oito anos. Ao final do estudo, 1.064 indivíduos faleceram; 31% destes em decorrência de doenças cardíacas, 21% em consequência do câncer em si e outros 21% devido a outros tipos de câncer.

Desta maneira, os pesquisadores quiseram estabelecer uma relação das mortes com o tipo de hábito alimentar que esses homens adotaram no dia a dia. Ao incluir a substituição de 10% das calorias provenientes de gordura animal e carboidratos pelas gorduras saudáveis, os participantes do estudo apresentaram um risco 29% menor de morrer em consequência do câncer de próstata.

O levantamento do estudo concluiu que, se os homens substituírem na dieta, por exemplo, a carne vermelha e alimentos processados por gordura vegetal, como a encontrada no azeite de oliva e abacates, podem ter redução no risco de propagação do câncer e do risco de morte pela doença em um período de nove anos.