Gergelim: aposta certa para o corredor

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Para os corredores que buscam sempre inovar e acrescentar um novo ingrediente à sua dieta, uma dica: o grão de gergelim. Originário das regiões tropicais da África, Oriente Médio e Índia, o gergelim  é conhecido por dar sensação de saciedade e de ajudar no metabolismo, podendo ser um grande aliado para a perda de peso e para melhorar o seu desempenho na corrida.

Por conter boa quantidade de cálcio, o gergelim contribui tanto para a quebra de gordura como na inibição do acúmulo de gordura.

Benefícios
Fonte de proteínas, cálcio, ferro, ômega 3 e vitaminas E, B1 e B2, o gergelim pode beneficiar o corredor de diferenças formas. Entre elas:

Emagrecimento: o gergelim é ideal para quem procura boa forma, pois possui grande quantidade de fibras, que auxilia no bom funcionamento do intestino. Além disso, ele tem o poder de aumentar a saciedade, já que leva mais tempo para ser quebrado e digerido pelo organismo.

Digestão: o grão de gergelim ajuda na digestão, estimula a circulação sanguínea e promove benefícios ao sistema nervoso. As fibras nos grãos de gergelim ajudam a manter o nível de glicose no sangue, promovem à saúde digestiva e impedem a constipação.

Energia: por ser uma excelente fonte de proteínas, além de rico em gorduras do bem (as monoinsaturadas), o gergelim pode ser usado para o aumento da energia, tratamento de fadiga, aumento da tonicidade e firmeza muscular, principalmente para corredores.

Como consumir?
A melhor forma de consumir o grão de gergelim é na forma natural, ou seja, crua e sem casca. Dessa maneira, você pode acrescentá-lo a diversos pratos, como saladas, iogurtes ou sopas. O gergelim pode ser inserido, também, no preparo do arroz e feitos crostas em peixes grelhados como o salmão e o atum.

Para trazer todos os benefícios ao seu corpo, o consumo diário deve ser em torno de 30g.

(Fonte: nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, da clinica SlimForm)