Frutas da primavera a favor do corredor

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Com início na última semana, a primavera é capaz de encher de disposição o corpo e a mente das pessoas, por ser uma época florida e cheia de vida. Além disso, a estação das flores traz uma grande variedade de frutas, legumes e verduras. Aproveite para consumir esses alimentos da época, que são mais nutritivos, frescos e saborosos. Entre as frutas, saiba quais são as mais indicadas para dar um “up” nos seus treinos diários.

Morangos
Além de saboroso, o morango possui um grande valor nutritivo e é uma boa opção para aqueles que praticam atividades físicas. Rico em vitamina C, ele exerce importante papel como antioxidante e ajuda a proteger a saúde dos tendões, ligamentos e juntas, além de reduzir as dores musculares após os exercícios.

O morango ajuda a combater a retenção de líquidos e a manter a pele saudável graças ao licopeno, além de reduzir as dores musculares após os exercícios. Protege a saúde de tendões, ligamentos e juntas.

 leia-mais-cinza
icon texto_menor FRUTAS: SAIBA A IMPORTÂNCIA E AS MELHORES PARA A SUA DIETA
icon texto_menor 7 MELHORES ALIMENTOS PARA EMAGRECER
icon texto_menor 
DIETAS FUNCIONAIS PARA OS TREINOS

Abacates

Esta fruta, tão introduzida nas dietas, é uma grande fonte de vitamina E. Apesar de conter alta taxa de gordura (monoinsaturada, ou seja, a gordura saudável), para os corredores ela auxilia no combate aos radicais livres liberados através da corrida.

Além de ser uma fruta anti-inflamatória, o abacate também pode reduzir o risco da síndrome metabólica em até 50%. Essa síndrome acontece quando a pessoa apresenta características como hipertensão, açúcar elevado no sangue, excesso de gordura abdominal, baixo nível de bom colesterol e índices elevados de ácidos graxos.

Bananas
O fruto da bananeira é uma grande fonte em vitaminas e minerais, que oferece potássio, hidratos de carbono e fibra. Ideal para o pós-treino, a banana é adstringente e é recomendado aos corredores porque impede câimbras musculares e melhora o desempenho.

Além disso, a banana contém ferro, que ajuda no combate à anemia, e possui fibras, capazes de regular o fluxo intestinal, dando a sensação de saciedade por mais tempo.

Ameixas
As ameixas contêm uma altíssima percentagem de água, fibra, hidratos de carbono e quase não têm calorias. Elas têm um grande poder laxante, são altamente desintoxicantes e facilitam a digestão. Por ser um alimento funcional, a ameixa possui somente 36 calorias e é uma boa fonte de fibras, importantes para a dieta, assim como a celulose e a pectina.

(Fonte: Luciana Camargo, nutricionista esportiva no Rio de Janeiro)