Existe uma dieta ideal para quem corre?

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Se você quer continuar se dedicando aos treinos, é importante fazer algumas mudanças em sua dieta. A verdade, no entanto, é que os planos alimentares são muito parecidos com as planilhas de corrida. Não há aquele que é melhor para todos. Uma estratégia de alimentação saudável é boa para uma determinada pessoa e em um determinado momento. Além de cada dieta ter suas vantagens e desvantagens para quem corre.

O fator mais importante, em qualquer estratégia alimentar, é como ela consegue ajudá-lo a alcançar suas metas e de que forma ela se adapta às suas necessidades, auxiliando na manutenção de hábitos alimentares saudáveis que são mantidos para toda vida.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  10 RAZÕES PARA INCLUIR A AVEIA NA DIETA
icon texto_menor  GORDURA PODE NÃO FAZER MAL À SAÚDE, DIZ ESTUDO
icon texto_menor  6 RECEITAS DE BARRINHAS PARA TER ENERGIA

E para quem corre?
Algumas táticas são fundamentais para manter o bom rendimento nas passadas e, de quebra, ainda ajudam a eliminar os quilinhos que estão sobrando. Lembre-se, sempre, que os corredores precisam se preocupar com a hidratação, com o fracionamento das refeições, assim como devem ingerir alimentos que forneçam energia para o treino.

Para se hidratar, a água é ideal na primeira hora de treino. Depois disso, é importante que você reponha os eletrólitos perdidos pelo suor com bebidas esportivas ou com água de coco, isotônico natural.

Já o fracionamento da dieta é importante para que não haja a ingestão de grandes volumes de alimentos de uma só vez, o que traz a sensação de que você está muito cheio e, consequentemente, gera desconforto no momento do treino.

Em quais alimentos investir?
Para que você tenha energia durante as passadas, é importante consumir alimentos fontes de carboidrato, como arroz integral, batata, mandioca e frutas. Além deles, a beterraba e o espinafre são alimentos que fornecem nitrato para o corpo, aumentando o fluxo sanguíneo, o que garante melhor rendimento nas ruas. Por isso, é interessante tomar suco (tanto de beterraba, quanto de espinafre) antes dos treinos.

Pensando nisso, veja uma opção de cardápio para seguir nos dias de treino:

Café da manhã
– Tapioca com ovo
– Suco de frutas vermelhas com beterraba

Almoço
– Salada de folhas
– Abobrinha e tomate refogados
– Frango grelhado
– Arroz integral
– Feijão cozido
– Abacaxi

Lanche
– Pão integral com atum
– Suco de limão, melão, agrião e mel

Jantar
– Salada colorida com grão de bico
– Peixe
– Quinua em grãos refogada
– Laranja

Ceia
– Banana picada com castanhas

(Fonte: Roberta Thawana, nutricionista da Auraclara Centro Integrado de Bem Estar)