Eu preciso tomar bebidas esportivas?

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Todo corredor sabe da importância de manter-se hidratado durante treinos e provas. A água tem papel fundamental no nosso corpo, já que ocupa, em média, 60% do volume do organismo. O líquido mantém a temperatura corporal estável, além de ajudar o organismo na digestão, absorção e transporte de nutrientes, assim como auxilia na eliminação de toxinas.

Mas durante a prática de exercícios há perdas significativas de líquidos e também de sais minerais. Nesses casos é importante também repor esses sais perdidos. E é aí que você deve investir na bebida esportiva, que faz com que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados.

Ela concentra, de forma equilibrada, líquidos e sais minerais como sódio, potássio e zinco. O corpo perde eletrólitos através do suor e são eles que ajudam a reter os fluidos corporais, prevenindo alguns problemas comuns aos corredores como as câimbras musculares, por exemplo. Assim, esses líquidos são importantes para corredores, principalmente, em corridas que duram mais de 45 minutos. Além disso, essas bebidas também possuem carboidratos, que ajudam o corredor a ter mais energia durante a atividade física.

LEIA MAIS
icon texto_menor  APLICATIVO TEM SUGESTÃO DE HIDRATAÇÃO AOS USUÁRIOS
icon texto_menor  5 DICAS PARA SE ALIMENTAR NA CORRIDA
icon texto_menor  COMO O ÁLCOOL AFETA O FORTALECIMENTO MUSCULAR?

A água não resolve o problema?
Se você se hidrata apenas com água em corridas mais longas pode não ter sucesso. Isso porque quando você não repõe os eletrólitos, tomando apenas água, é possível que o seu corpo sofra com o excesso de hidratação. Mais: a hiponatremia, que é baixa concentração de sódio no sangue, pode se manifestar, fazendo com que os músculos fiquem fracos, as câimbras apareçam e você sinta náuseas. Por isso, em corridas mais longas o melhor é que você alterne as bebidas esportivas e a água. Para corridas menores, no entanto, a hidratação apenas com água vai muito bem, visto que os isotônicos são suplementos diluídos que, se ingeridos em excesso, podem deixar as passadas mais pesadas durante o percurso.

(Fonte: Bianca Giometti, nutricionista da Laos)