Estudo: pão de cereais diminui apetite

Atualizado em 17 de julho de 2017
Mais em Nutrição

Uma das maiores dificuldades de grande parte das pessoas que está em dieta é deixar o pãozinho de lado. Esse alimento faz parte da cultura brasileira e sempre foi tido como um dos vilãos da boa forma. Quem resiste a um pão quentinho com manteiga?

A boa notícia, no entanto, é que o pão feito com cereais pode não ser tão ruim assim. Segundo pesquisa publicada no European Journal of Nutrition, ele seria um aliado do controle do apetite. Para chegar ao resultado, estudiosos espanhóis avaliaram 30 adultos, entre 19 e 32 anos, sendo 17 homens e 13 mulheres. Durante a pesquisa, os voluntários comeram no café da manhã um pão de cereais, sem açúcar, com frutas cristalizadas e fibras, e, tempos depois, ingeriram o pão branco com margarina e geleia, ambos com a mesma quantidade de calorias. Isso em quatro sessões diferentes.

Quatro horas após as refeições sempre eram feitas medições de glicose e insulina no sangue. E os exames mostraram que o pão branco realmente gera maiores picos de glicose e de insulina, elevações associadas ao ganho de peso e a problemas de saúde. Por isso, a substituição é bastante benéfica.

Quanto aos benefícios do pão à base de cereais, os cientistas relataram que ele contribuiu para o controle do apetite, por reduzir a fome e aumentar a saciedade. Além disso, seu consumo melhoraria as respostas de índice glicêmico e gastrointestinais, o que também é um fator positivo.