Estudo mostra quantidade de vitamina K contida em hortaliças

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Um estudo brasileiro, realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), mostra que 22 hortaliças produzidas no Brasil possuem vitamina K em sua composição.  Antes deste estudo, os profissionais da saúde utilizavam uma tabela nutricional americana para encontrar a quantidade do componente nas hortaliças.

A vitamina é um importante nutriente para o corpo humano, principalmente por ser anti-hemorrágico, facilitando a coagulação sanguínea. Para os mais vaidosos, ela ainda ajuda a fortalecer cabelos, unhas e dentes.

Por serem as maiores fontes desta vitamina, as hortaliças verdes foram escolhidas para a análise do estudo. Os pesquisadores demonstraram, desta maneira, que os números dos Estados Unidos têm diferenças significativas dos valores encontrados na produção brasileira, tendo em vista as divergências encontradas no tipo de solo do cultivo, da quantidade de luz recebida, dos dados pluviométricos (chuva, neve, granizo e etc.) e das estações do ano.

Dos valores encontrados, destacam-se o espinafre cru (404,57 microgramas (µg) /100 g), o repolho verde cru (336,05 µg/100 g) e a rúcula (319,20 µg/100 g). Além desses levantamentos, a pesquisa mostra que a ingestão diária desta substância é 90 µg/dia para mulheres e 120 µg/dia para homens, além de 104 µg/dia para pessoas com mais de 60 anos.

Vitamina K para o corredor

O corredor também pode se beneficiar deste nutriente, como indica o nutricionista esportivo do INE (Instituto do Atleta), Andre Pellegrini. “A principal função desta vitamina é converter proteínas solúveis de coagulação em proteínas insolúveis, favorecendo a formação de coágulos onde houver ferimentos. Sem esta proteína, os ferimentos não parariam de sangrar.”

Caso o corredor se machuque, a vitamina K é capaz de potencializar a recuperação. Para Pellegrini, o nutriente também participa do processo de mineralização óssea, facilitando a cicatrização de ossos e fraturas.

“As principais fontes desta vitamina são as  folhas e cascas mais externas das hortaliças. São ricos os aspargos, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho cru, couve-flor e almeirão”, afirma o nutricionista.

*ug= microgramas.