Estresse dos pais pode contribuir para a obesidade dos filhos, diz estudo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Crianças fruto de relacionamentos com altos níveis de estresse tendem a engordar 7% mais rápido que as demais, ao que indica um estudo do St. Michael's Hospital, em Toronto, no Canadá.

Os estudiosos chegaram a essa conclusão após constatar que as crianças, cujos pais têm altos níveis de estresse, apresentaram um Índice de Massa Corporal (IMC) 2% mais alto do que as crianças com responsáveis pouco estressados.

Na análise, os pesquisadores utilizaram os dados coletados no Children's Health Study, um dos maiores estudos sobre a saúde infantil do Canadá, onde pais responderam a um questionário sobre os dados familiares.

Segundo os estudiosos, o estresse dos pais também pode causar o mesmo efeito nos filhos, que tendem a lidar com o problema comendo mais e se exercitando menos, o que leva ao ganho de peso.

Desta forma, os cientistas sugerem que os pais devam mudar seus comportamentos para não afetar seus filhos, pois isto acarreta em uma redução na quantidade de atividades físicas do lar, em geral, e um aumento no consumo de comida não-saudável para a família, que acaba optando por estes alimentos para diminuir os níveis de estresse.