Estratégias para não abusar nas festas de fim de ano

Atualizado em 13 de dezembro de 2017
Mais em Nutrição

A alimentação, ao longo do dia da festa de fim de ano, deverá ser composta por alimentos leves e menos calóricos para equilibrar a ceia que, normalmente, possui preparações e horários não habituais à dieta cotidiana. Deve-se respeitar o intervalo de 3 horas entre as refeições e consumir menores quantidades que o habitual.

Exemplo de opções para o cardápio no dia da festa:

Café da manhã: pães integrais, queijos magros (queijo cottage, branco, ricota), frios magros (peito ou blanquet de peru), leite e iogurte desnatados, frutas e suco de frutas naturais.

Almoço: saladas variadas, uma porção de grelhado (carne magra: filé mignon, patinho, coxão mole, lagarto, peito de frango ou peixe), arroz ou macarrão integral ou batata ou mandioca e uma fruta como sobremesa.

Lanche da manhã e da tarde: frutas, suco de frutas, iogurtes desnatados com cereal integral (aveia, granola, farelos) ou sanduíches naturais.

Na hora da ceia:

– Consuma primeiro o prato de saladas, pois aumenta a sua saciedade e consequentemente você consumirá menores quantidades das preparações quentes, que são as mais calóricas.

– Tenha moderação no consumo de pratos mais calóricos, exemplo: pernil, que é uma carne saborosa, mas possui maior quantidade de gordura, a maionese, que pode estar presente nas saladas, a rabanada, os fios de ovos, sorvetes, tortas, biscoitos amanteigados, preparações com molhos a base de queijo e leite. Estes alimentos devem ser evitados para quem preferir uma ceia mais light.

– As avelãs, castanhas, amêndoas, nozes, macadamia são opções mais saudáveis, pois são boas fontes de gordura, no entanto não exagere na quantidade, devido ao seu alto valor calórico. 

– Prefira as carnes que contenham menor quantidade de gordura, como o chester, o peru, o tender, o lombo de porco e o bacalhau.

– Para a sobremesa, escolha as frutas da estação, como: cereja, figo, ameixa vermelha, nectarina, romã, pêssego, uva itália e uva Niágara e as frutas secas, como a tâmara, damasco, ameixa preta, figo seco, kiwi.

– Alterne o consumo de bebida alcoólica com a ingestão de 1 copo de água para diminuir os efeitos do álcool, principalmente com relação à desidratação. Modere o consumo, pois a bebida alcoólica é calórica. Dentre as opções de bebida alcoólica, prefira os fermentados, como champagne, vinho branco seco, vinho tinto e a cerveja. Evite os destilados, como uísque e vodca, pois são mais calóricos.

– 1 lata de cerveja : 147 calorias
– 1 taça de vinho tinto: 110 calorias
– 1 taça de vinho branco seco: 107 calorias
– 1 taça de champagne: 90 calorias
– 1 cálice de licor: 68 calorias
– 1 dose de uísque: 240 calorias
– 1 taça de vinho branco doce: 176 calorias

Confira as calorias dos alimentos típicos das festas de final de ano:

Carnes e acompanhamentos

– 1 colher de sopa de maionese: 228 calorias
– 1 coxa de peru com pele: 210 calorias
– 2 fatias finas de tender: 130 calorias
– 1 colher de sopa de arroz à grega: 160 calorias
– 1 fatia média de peito de peru: 147 calorias
– 1 colher de sopa de farofa: 105 calorias
– 1 posta média de Bacalhau: 122 calorias

Doces

– 1 rabanada: 250 calorias
– 1 fatia grossa de panetone: 280 calorias
– Fios de ovos 100 gramas: 370 calorias
– Sorvete de creme 1 bola: 150 calorias

Frutas

– 10 uvas verdes: 70 calorias
– 10 uvas vermelhas: 76 calorias
– 1 kiwi: 46 calorias
– 1 ameixa seca: 38 calorias
– 1 colher de sopa de uvas passas: 30 calorias
– 1 ameixa: 23 calorias
– 1 damasco seco: 20 calorias
– 1 cereja: 15 calorias
Oleaginosas

– 1 xícara de chá de nozes: 480 calorias
– 1 xícara de chá de amêndoas: 365 calorias
– 10 avelãs: 68 calorias