Emagreça sem deixar de comer

Atualizado em 04 de agosto de 2017

Provavelmente, você já escutou alguma vez que para emagrecer é preciso ingerir menos calorias do que você gasta. O.K., isso faz sentido, pois se você come menos do que seu corpo precisa, ele usa a reserva de gordura para gerar energia e continuar funcionando normalmente. O problema é que, muitas vezes, você acaba comendo pouco, mas fazendo escolhas erradas, com alimentos pouco nutritivos e que fazem com que você apenas passe fome e fique o dia todo pensando em comida.

Contar calorias não fará com que você emagreça definitivamente. E esse tipo de sistema é muito cansativo, nem um pouco prazeroso e, com toda certeza, estressa bastante. Por isso, o segredo é focar na qualidade. Quando você se preocupa em ingerir os alimentos certos, aqueles que são naturais e nutritivos de verdade (fugindo dos famosos congelados), você não passa fome e começa a perder peso naturalmente.

Não é preciso, por exemplo, excluir totalmente os doces da sua dieta se você gosta de comer uma delícia vez ou outra. A dieta focada na qualidade dos alimentos não impede você de comer os doces que gosta, ou de tomar uma cerveja no fim de semana, por exemplo. O estilo de vida alimentar perfeito precisar proporcionar também liberdade. Entre os aplicativos, existe um muito indicado por endocrinologistas para resolver essa equação. O MyFitnessPal, um programinha que além de registrar o que foi consumido diariamente, indica quando você ultrapassa (ou não atinge) os limites de cada item da pirâmide alimentar (proteínas, carboidratos, gordura, vitaminas…).

Aliás, o ideal é sempre focar na redução de gordura corporal, fugindo daquelas dietas da moda, ou extremamente restritivas, que acabam gerando a perda de massa muscular, a redução da disposição e, consequentemente, do desempenho na corrida de rua.

Quatro dicas certeiras

Além de regular o que coloca no prato, siga também essas estratégias para que você possa perder peso sem precisar se privar de tudo.

1. Evite comer quando sentir muita fome

Quando você está louco para comer algo o exagero é quase inevitável. Por isso, o ideal é que você se alimente de três em três horas, mesmo sem tanto apetite, para que mantenha o metabolismo acelerado e, assim, evitar exageros.

2. Coloque ovos em seu café da manhã

Estudos comprovam que pessoas que têm o hábito de ingerir ovos de manhã, principalmente a clara (nunca crua), ficam mais saciadas durante o dia e com menos vontade de comer carboidratos simples, como doces, por exemplo. Além disso, os ovos são ricos em proteína de excelente valor biológico, além de ajudar na recuperação muscular por terem colina, que evita a fadiga muscular.

3. Beba água

Muitas vezes, por estar desidratado, você não sente sede, e sim um aumento no desejo por comida. Pense sempre: “Esta com fome? Beba mais água!” o líquido ajuda no equilíbrio do organismo, melhora a digestão, evita a retenção de líquido e de lesões musculares, assim como melhora o funcionamento intestinal.

4. Evite jejuar após os treinos

Logo que você finaliza o treino, seu organismo continua usando a gordura como fonte de energia por um tempo. Assim, você continua queimando gordura mesmo após o exercício. Mas para que isso ocorra você precisa ingerir tanto uma fonte de proteína, quanto uma de carboidrato para recuperar o glicogênio muscular, que é o estoque de energia no músculo. Esse carboidrato deve ser de alto índice glicêmico e precisa estar associado a uma proteína magra, como ovo, frango, peixe ou carne magra.

(Fontes: Vinícius Possebon, personal trainer e autor do livro Sistema de Queima de 48 Horas, e Mariana Ferri D’Avila, nutricionista de São José dos Campos, SP)