Dieta vegetariana reduz pressão arterial, diz estudo

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Nutrição

Se você está pensando em abolir de vez a carne de sua dieta, mas ainda não tinha achado uma razão suficiente para isto, pesquisadores do Japão podem ajudá-lo. De acordo com uma pesquisa feita no país asiático, uma dieta vegetariana ajuda a manter a pressão arterial baixa além de combater a hipertensão. As informações foram publicadas no “Daily Mail”.

A pressão arterial é medida em dois momentos: a arterial, quando o sangue exerce pressão contra as paredes das artérias, e a diastólica, quando o coração relaxa. No experimento foram analisados sete testes clínicos e 32 estudos feitos entre 1900 e 2013. Os participantes que mantiveram a dieta vegetariana tiveram pressão arterial quase 5 mmHG menor dos adeptos à carnes.

Já para a pressão diastólica, os vegetarianos chegaram a apresentar números entre 2,2 e 5 mmHg menores em comparação aos que não seguem uma dieta só com vegetais. Segundo a pesquisa, essas reduções ajudariam a diminuir a mortalidade por doenças coronarianas e por acidentes vasculares.

Já o Conselho Oficial do Departamento de Saúde diz que cortar a carne vermelha reduz o risco de câncer no intestino. Outro estudo, este feito na Grã-Bretanha, aponta que vegetarianos são menos propensos a nessitarem de tratamento hospitalar por doenças cardíacas.

Dados de um relatório de 2011 do Ministério da Saúde apontam que anualmente 344 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares no Brasil.