Dieta vegetariana pode aumentar tempo de vida, diz estudo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Quer reduzir em 42% sua chance de morrer jovem? Os pesquisadores da University College of London (Inglaterra) têm a receita. De acordo com o estudo da instituição de ensino britânica, comer sete ou mais porções de frutas e verduras diariamente é suficiente para prolongar o tempo de vida.

Entre 2001 e 2013, os cientistas investigaram a alimentação de 65 mil pessoas. Após esse período, eles descobriram que qualquer adição de vegetais ao cardápio diminui as chances de morrer.

Segundo a pesquisa, consumir de uma a três porções diárias de frutas e verduras diminuem em 14% o risco de morte; ingerir de três a cinco porções reduzem as chances de morrer em 29%; comer de cinco a sete porções, derrubam o risco de morte para 36%; e consumir sete ou mais porções reduzem as chances de morrer em 42%.

O estudo também constatou que os vegetais frescos são os alimentos mais eficientes na proteção do corpo, seguido pela salada e depois pelas frutas. Sabe por quê? Devido a presença de antioxidantes, capazes de curar danos celulares, além de micronutrientes e fibras, que também trazem benéficos á saúde.

Os pesquisadores concluíram ainda que os sucos não oferecem muitos benefícios à saúde, enquanto as frutas enlatadas aumentam o risco de morte, por serem armazenadas em calda de açúcar.