Dieta para o coração fortalece os ossos

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Comer de forma saudável, para proteger o coração, é o mesmo que se alimentar pensando em fortalecer os ossos. Isso é o que aponta um estudo publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica.

Segundo a pesquisa, doenças cardiovasculares e osteoporose compartilham de alguns fatores de risco em comum: inflamação, estresse oxidativo, altos índices de colesterol e acúmulo de gordura abdominal, entre outros. Por isso, é possível associar uma dieta que diminui o risco de doenças do coração com a melhora da saúde dos ossos.

++LEIA MAIS:
>> MÚSICA ALIADA DO CORAÇÃO
>> SOL FAZ BEM PARA O CORAÇÃO
>> PILATES E A SAÚDE DOS OSSOS 

Para o estudo, 933 adultos que, em 2006, aderiram à dieta e recomendações de estilo de vida da Associação Americana do Coração, foram examinados. Os pesquisadores criaram um sistema de pontuação de zero a 100 para medir o quanto os pacientes seguiam a cartilha da associação. A cada cinco pontos marcados, o nível de minerais dos ossos das pernas, quadril e coluna aumentava.

Essa mesma pontuação estava associada com a diminuição das chances do indivíduo desenvolver osteoporose ou osteopenia no trocânter – ossos da parte superior do fêmur, que é o maior osso do corpo, localizado na perna – (14%), no quadril (17%) e na espinha lombar (9%).

A dieta seguida pelos indivíduos analisados consiste em uma variedade de frutas, vegetais e grãos – especialmente os integrais –, produtos com pouca ou sem gordura, legumes, aves e carnes magras. Além disso, eles comiam peixe – preferencialmente os oleosos, como o atum – duas vezes por semana.