Dieta em grupo emagrece mais

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Um estudo da Universidade da Cidade de Nova York afirma que fazer dieta em grupo é mais eficiente para a perda de peso do que realizá-la por conta própria.

A pesquisa focou o grupo Vigilantes do Peso (nos Estados Unidos, Weight Watchers) e descobriu que as pessoas que receberam apoio da instituição conseguiram perder, em média, três vezes mais peso do que aqueles que se esforçaram por conta própria.

Durante o estudo, 141 homens e mulheres obesos ou com sobrepeso foram divididos em três grupos para uma análise de 48 semanas: os que foram acompanhados por um profissional de saúde; os que se submeteram ao acompanhamento dos Vigilantes do Peso; e, por fim, os que combinaram 12 semanas com acompanhamento profissional e 36 semanas com o grupo.

Os pesquisadores partiram do pressuposto que o terceiro grupo seria o grupo com maior perda de peso, mas a assertiva não se confirmou. Ao final do estudo, as pessoas que se ativeram aos Vigilantes do Peso perderam mais peso que as demais.

Um terço dos participantes dos Vigilantes do Peso conseguiu perder peso significativamente, enquanto que no grupo combinado e no grupo com acompanhamento profissional os resultados atingiram 15 % e 11% dos participantes, respectivamente.

Segundo os pesquisadores, a escolha pelo programa dos Vigilantes do Peso foi motivada por ele ser o maior grupo de perda de peso em grupo dos Estados Unidos. Além disso, a instituição foca na mudança de hábitos alimentares e aumento da atividade física.

Angela Pinto, pesquisadora que liderou o estudo, afirmou ao jornal britânico Daily Mail que o estudo é importante por identificar um tratamento mais eficaz e acessível para a população norte-americana, cujo nível de obesidade beira os 70%.