Corrida pode amenizar os exageros à mesa no fim do ano

Atualizado em 19 de outubro de 2018
Mais em Nutrição

O fim do ano é uma época em que controlar a comilança fica mais difícil, principalmente com as gostosuras das ceias de Natal e Ano Novo. Apenas isso, seria um bom motivo para você não parar os treinos nesse período, mas um estudo publicado no Journal of Physiology traz mais uma razão: exercícios físicos praticados com regularidade ajudam a manter o açúcar do sangue e as células de gordura em uma faixa saudável, mesmo quando se come muito mais calorias do que o habitual por alguns dias.

A pesquisa examinou o que acontecia com os níveis de açúcar no sangue e o comportamento das células de gordura quando homens comiam em excesso por um período de tempo. Os cientistas utilizaram para o estudo 26 homens, por uma semana. Alguns aumentaram a ingestão de calorias em 50% e não praticaram nenhuma atividade física. Os outros, comiam 75% mais calorias do que o normal, mas corriam por 45 minutos diariamente.

Apesar de estarem se alimentando mais, o corpo dos homens que estavam correndo reagiu muito melhor nesse período. O nível de açúcar no sangue estava menor do que nos indivíduos inativos. Além disso, os homens que não praticaram exercícios tiveram alterações de expressão de vários genes do tecido gorduroso – associados ao controle nutricional, metabolismo e ação das insulinas.

Mesmo que você exagere nas delícias do fim de ano, tente dar uma corridinha ou pratique algum esporte para manter a saúde em dia e, em 2014, voltar a treinar com tudo.