Consumir água ou bebida esportiva?

Atualizado em 25 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Na prática esportiva, a hidratação é fundamental para obter uma boa execução no exercício. O metabolismo é mais eficiente quando bem hidratado, pois o organismo é composto por aproximadamente 70% de água.

Existem muitas dúvidas com relação ao uso da água ou das bebidas esportivas pelos praticantes.

Quando a prática é desportiva, sem fins competitivos, a água supre a necessidade de hidratação para atividades com duração máxima de uma hora. Se ultrapassar uma hora, bebidas isotônicas devem ser ingeridas.

É importante consumir uma fonte de carboidrato para garantir fonte de energia. De acordo com a sua tolerância gástrica, poderá ingerir alimentos de fácil digestão, como frutas sem bagaço e casca, prefira maçã, banana ou pêra, sanduíches com pouca proteína, fibra e gordura, como bisnaguinha com um pouco de requeijão light, bolos e bolachas sem recheio, suco de frutas ou gel de carboidrato.

Para fins competitivos é mais indicado o consumo de bebidas esportivas. Nos exercícios de curta duração e alta intensidade, como Short Triatlhon, uma corrida de 5 km e 10 km, é indicado o uso de bebidas isotônicas.

Para os de longa duração, a bebida isotônica deverá ser consumida ao longo da prova para garantir a hidratação e suplementos hipercalóricos diluídos em água para repor as perdas de carboidrato, proteína e gordura, e também fornecer energia.

Além disso, os alimentos listados acima deverão ser consumidos. Uma dica é iniciar a prova consumindo alimentos salgados, como a bisnaguinha, sache caseiro de purê de batata com azeitona, frutas secas (uva passa, damasco, banana passa) por exemplo, pois o processo digestivo funciona melhor e evita sintoma de náusea e vômito causados, na maioria das vezes, pelo sabor doce dos suplementos em gel e hipercalóricos.

A hidratação não deve ser lembrada apenas durante a atividade física, mas também ao longo do dia com o consumo predominantemente de água.

Confira artigos anteriores: