Confira dicas para boa alimentação em viagens

Atualizado em 13 de dezembro de 2017
Mais em Nutrição

Quem é fã da atividade física, não consegue parar de treinar. Apareceu uma viagem? Simples: tênis e roupa de ginástica na mala! Só isto? Não! Saiba que alguns alimentos também fazem parte do kit básico que não pode faltar na viagem dos atletas.

Viagem lembra hotel e hotel lembra café da manhã recheado de delícias. Procure abusar das frutas nesta refeição. Além disto, tente incluir suco de laranja ou de outra fruta cítrica, além de pão, queijo branco e coalhada ou iogurte.

Resista aos bolos e tortas. Se não for possível, apenas experimente. Tenha na pasta ou na bolsa as famosas barrinhas de cereais. Elas são indispensáveis para o intervalo da manhã, já que, estando fora de casa ou do trabalho, nem sempre haverá uma geladeira disponível.

O almoço vai ser em restaurante? Que bom! Prefira os do tipo “self-service” nos quais há uma enorme variedade de saladas. Vale lembrar que, se você desconfiar da qualidade do restaurante é preferível optar por saladas coziadas ou por refogados. Complete a refeição com uma carne grelhada, arroz branco ou integral, feijão e uma guarnição à base de vegetais como um souflê. De sobremesa, peça fruta ou salada de frutas.

De tarde bate a fome novamente! Em viagens de trabalho, costuma não ser possível parar a todo instante para comer. Assim, tenha sempre com você as oleaginosas. Prepare um saquinho com 1 castanha do Pará + 2 de caju + 3 nozes + 3 amêndoas. Tenha também queijinhos processados. Estes alimentos são encontrados nas gôndolas dos supermercados e na maioria das vezes não sofreram prévia refrigeração, ou seja, não precisam ser mantidos na geladeira. Sucos e vitaminas de caixinha são boas opções também e podem ser usados com cookies integrais.

É hora do jantar. As massas com hortaliças, peito de frango e molho ao sugo são excelentes opções. Em hotéis é possível pedir caldos, salada mista e pratos com vegetais no vapor, peito de frango grelhado ou peixe e purê ou arroz.

Em lanchonete, o misto quente e a vitamina de frutas fazem uma refeição completa. Sendo possível dar uma passadinha na praça de alimentação do shopping, você vai encontrar opções como casas de sanduíches nas quais é possível montar um lanche saudável: baguette, recheada com salada, peito de peru, queijo branco e suco natural. Nestes locais também existem casas de saladas e massas.

Na hora de dormir, não dispense as frutas secas que também devem estar na mala: damasco, passas, ameixa seca, figo e iogurte ou leite em pó reconstituído com água.

Vale lembrar ainda da importância de encaixar a refeição antes do treino. Tenha sempre maçã gala! Esta fruta resiste bem e pode ser usada antes do treino, acompanhada de água de coco natural ou de caixinha, torrada industrializada e geleia de fruta (pode ser comprada em caixinhas de 20 gramas, porção individual).

Boa viagem e uma ótima alimentação!!!