Comer mais após derrotas?

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Você estava confiante para a prova do domingo de manhã. Treinou e se preparou para ela, mas na hora de correr, seu desempenho não foi o esperado. Isso é comum entre os corredores, porém, você já reparou na sua alimentação após uma derrota? De acordo com um estudo francês, sempre que o time do coração de uma pessoa perde no domingo, ela tende a comer mais na segunda-feira. Será que isso se aplica aos corredores?

++LEIA MAIS:
>> QUANTO DE AÇÚCAR TEM AÍ?

>> TERMOGÊNICOS PARA A PERDA DE PESO
>> LANCHES PRÁTICOS NA HORA CERTA
>> 10 MANDAMENTOS DA ALIMENTAÇÃO
>> CONSUMIR DOCES NÃO ESTÁ PROIBIDO 

A pesquisa, publicada no jornal especializado Psychological Science, analisou informações coletadas de famílias americanas durante duas temporadas da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL). Os participantes foram divididos em quatro diferentes grupos – que eram avaliados a cada rodada: os moradores de uma cidade sem nenhum time da NFL, os que viviam em um município com uma equipe na liga, não jogava no domingo, habitantes de uma cidade em que o time vencia e, por último, de uma que perdia.

Na segunda-feira seguinte ao jogo, os torcedores do time que era derrotado aumentavam seu consumo de gorduras saturadas em 16%, além de ingerirem 10% mais calorias do que regularmente. Já os fãs da equipe vitoriosa, comiam 9% menos de gorduras saturadas e diminuíam em 5% as calorias. Os moradores das cidades sem time e das que das equipes que não entraram em campo não mudaram sua alimentação.

De acordo com o estudo, os efeitos agravavam em alguns casos, como em cidades com torcedores muito aficionados, quando a derrota não era esperada, em placares adversos com pouca diferença e em casos que a partida era entre times equivalentes. Eles levantaram a hipótese de que quando o time favorito perde, os torcedores sentem o golpe e descontam na comida. Já os fãs que ficaram felizes após a vitória, tendem a ter mais controle sob seus atos – inclusive os alimentares.

E você já reparou na sua alimentação após uma derrota? Prestou atenção naquela prova em que nada deu certo? E naquela que você se superou? Conte pra gente nos comentários abaixo.