Comer devagar pode ajudar na perda de peso, diz estudo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Você sabia que a forma como come pode ajudar a emagrecer? É o que dizem os pesquisadores da Universidade Cristã do Texas (Estados Unidos), que comprovaram em estudo os efeitos da mastigação lenta (ou rápida) sobre a sensação da fome ou saciedade de uma pessoa.

A pesquisa constatou que, ao comer devagar, com mordidas pequenas, nos sentimos menos famintos uma hora após a refeição.  Segundo os especialistas, quem degusta a comida de modo vagaroso tende a beber mais, e isso ajuda a se sentir mais cheio.

Durante o experimento, foi analisada a relação entre comer de modo veloz e a ingestão de calorias. Os pesquisadores perguntaram aos voluntários se eles se sentiam com fome ou totalmente satisfeitos antes e depois de refeições aceleradas e em ritmo lento. Eles também foram questionados sobre a quantidade de água que beberam.

Na refeição lenta, os participantes foram orientados a se imaginar em um banquete sem limite de tempo, onde deveriam degustar a comida com mordidas pequenas, mastigar bem e colocar os talheres na mesa entre cada garfada. Já na refeição rápida, cada pessoa deveria se imaginar em um momento de pressa, com mordidas grandes e mastigação rápida, sem deixar os talheres parados.

A partir do resultado final, foi concluído pelos pesquisadores que os indivíduos do grupo menos apressado comeram, em média, 88 calorias a menos do que os que consumiram os alimentos de forma veloz. Os voluntários obesos, no entanto, comeram apenas 58 calorias a menos em média.  Outro fato a ser destacado é que os participantes que comeram devagar disseram ter menos apetite uma hora depois de se alimentar.

Foi observado pela professora Meena Shah, uma das envolvidas no estudo, um maior consumo de água por parte do grupo que comia mais lentamente. Ela explica que o fato de beber mais o líquido, provavelmente, causou uma distensão do estômago e afetou a digestão dos alimentos. A pesquisadora ainda completou ao dizer que a redução na velocidade da mastigação ajuda a diminuir o consumo de energia e suprimir a fome, além de aumentar o prazer de uma refeição.