Chá verde faz bem para a memória, diz estudo

Atualizado em 09 de janeiro de 2018
Mais em Nutrição

Rico em substância antioxidantes, que evitam a ação destrutiva das moléculas que degeneram as células, em tanino, que diminui as taxas de colesterol, diurético, etc. Não são poucos os benefícios que o chá verde proporciona para o corpo humano. Mas não para por aí. Um novo estudo indica que a poderosa bebida também faz bem para o cérebro.

Cientistas afirmam que a bebida melhora diversas funções cognitivas (processo de aquisição de conhecimento), em especial na memória. Além disso, o chá verde também poderia ser usado no tratamento de demência e outros problemas psiquiátricos.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade da Basileia (Suíça), que verificaram um significante aumento na memória das pessoas que consumiram o chá verde. As pesquisas também apontam que a bebida ajuda no tratamento de perda de memória causada por problemas psicológicos.

Para se chegar aos resultados, voluntários beberam o chá verde antes de realizarem tarefas que envolviam memória. Monitorando a atividade cerebral com ressonância magnética, cientistas verificaram um aumento na conetividade entre o parietal e o córtex frontal.

“Nossos resultados mostram que o chá verde pode aumentar as sinapses curtas do cérebro”, explicou o professor Borgwardt, co-autor da pesquisa. Os resultados foram publicados no jornal “Psychopharmacology”.