Cardápio de campeão: ganhe mais rendimento

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Na edição de novembro de 2014 da revista O2, a sessão de Nutrição trouxe uma reportagem com as estratégias usadas pelos corredores de elite para ganhar rendimento com a alimentação. No entanto, eles também têm táticas bastante diferentes para voar baixo. Algo que eles comem ou bebem e que garantem que os fazem correr mais, ajudando na recuperação mais rápida ou, ainda, que os livram das temidas câimbras. Aqui você encontra mais táticas praticadas pelos melhores atletas de corrida do mundo e ainda fica sabendo o que você pode aprender com a dieta desses craques.

Suplementação para ter resultado
A suplementação correta é sempre uma questão discutida entre os corredores. Basta um colega de treino aparecer com uma supernovidade que promete trazer mais rendimento para que você não pense duas vezes e passe a apostar na medida. Os corredores usam muito mais suplemento do que é realmente necessário. Porém, o mais importante é ter determinação, levar a suplementação a sério e tê-la como aliada em todos os treinos. Veja como é a suplementação do Solonei Rocha da Silva.

– Suplementação do dia a dia
Antes do café da manhã: 1 dose de L-glutamina + 1 comprimido de complexo de vitaminas A-Z.
Antes do almoço e jantar: 1 cápsula de complexo de ômega 3, 6 e 9.
Antes de dormir: 1 dose de L-glutamina + Whey Time Release (1/2 a 1 dose, dependendo do dia).

– Suplementação para os treinos de corrida
Antes do treino: BCAA, L-ARGININA
Durante o treino: carboidrato em gel (1 unidade) a cada 35 a 40 minutos de treino realizado + água (pequenas doses, repetindo varias vezes durante o treino).
Após o treino: BCAA, Recovery Drink 4:1 + Antioxidante

– Suplementação para os treinos de pista
Antes do treino: BCAA, ZMA, L-Arginina
Durante o treino: Isotônico tendo como principal ingrediente o carboidrato (maltodextrino) em 400 me de água.
Após o treino: BCAA, ZMA, Whey Protein isolado (1/2 dose) + Recovery drink (1/2 dose).

Suplementação para os treinos de musculação ou funcional
– Antes do treino: BCAA, ZMA
– Durante o treino: água.
– Após o treino: BCAA, ZMA, HMB, Whey Protein isolado (1 dose)

OBS: em uma semana muito puxada, é liberado uma dose de recovery drink durante o dia ou antes de dormir.

Solonei Rocha da Silva, fundista brasileiro, medalhista de ouro na maratona nos Jogos Pan-Americanos de 2011

Cuscuz para ter energia
Famoso no nordeste brasileiro, o cuscuz de arroz é uma boa pedida para o café da manhã. E é exatamente nele que a maratonista cearense Conceição Oliveira aposta todos os dias antes dos treinos. Com o alimento, a energia para dar as passadas é ainda maior por conta dos carboidratos presentes no prato.

Aprenda a fazer a delícia.

Cuscuz de arroz
Coloque em uma vasilha quatro colheres e meia de farinha de cuscuz de arroz, orégano, sal e chia em sementes. Adicione água na mistura e mexa até ficar homogênea (nem muito seca nem muito papada). Coloque a mistura na cuscuzeira individual, leve ao forno pré-aquecido a 180º e quando começar a cheirar está pronto. Se quiser, regue com um pouco de azeite ou acrescente manteiga.

Conceição Oliveira, considerada uma das melhores atletas de corrida do Brasil e atualmente vice no ranking nacional de corredores da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Melhore a recuperação com o suco de cereja
A bebida não é muito comum, mas faz parte da dieta de muito maratonista. Principalmente depois que pesquisa da Universidade Northumbria, no Reino Unido, atestou que ele é eficaz para o ganho de desempenho.

Durante o estudo, corredores tomaram a bebida duas vezes por dia, cinco dias antes da Maratona de Londres, e dois dias depois haviam se recuperado mais rapidamente da prova.

Como é sabido, maratonas causam uma série de danos aos músculos e levam a processos inflamatórios devido ao grande esforço feito pelo corpo. Como as cerejas são ricas em uma substância chamada antocianinas, que possui propriedade antioxidante e anti-inflamatória, a bebida ajuda na recuperação de exercícios extenuantes.

(Fontes: Rodrigo Galetti, nutricionista responsável pela alimentação de Solonei Rocha da Silva, Danielli Botture Lopes, nutricionista da Seleção Brasileira de Atletismo e do Clube de Atletismo BM&F Bovespa, Liane Buchman, nutricionista da Clínica BodyHealth, da Bodytech Eldorado,  e Noadia Lobão, nutricionista da Clínica NutrirSaúde)