Bebidas alcoólicas: qual tem mais calorias?

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

As bebidas alcoólicas estão presentes, em maior ou menor parte, no dia a dia de muitas pessoas. Alguns bebem diariamente, enquanto outros as consomem somente em ocasiões especiais. Também há indivíduos que optam por não beber álcool, a melhor opção a ser tomada, porém seguida por poucas pessoas. Mas se você aprecia a bebida, o ideal é não exagerar, tomando cuidado para que não se torne um hábito.

As bebidas alcoólicas são substâncias que não chegam a metabolizar-se por completo e o produto da metabolização do álcool é uma substância que serve ao corpo como matéria prima para fabricar gordura.

Mesmo consumindo esse tipo de bebida com muita moderação, é importante levar em conta que nem todas elas são prejudiciais, já que podem ser classificadas de acordo com seu teor alcoólico.

É recomendável escolher bebidas de menor teor alcoólico e, para diferencia-las, existe a pirâmide alcoólica, que coloca os drinks com menores níveis de álcool na base e as mais prejudiciais no topo da pirâmide:

1.  Na parte de baixo encontramos bebidas que não ultrapassam 10-12% de etanol e, portanto, têm por volta de 100 calorias por cada 100 ml. Entre elas estão, cerveja, vinho tinto, vinho branco seco (ou doce), cidra e champanhe.

2. No meio da Pirâmide encontramos bebidas cujo teor alcoólico se encontra em 12-20%.  Seu aporte calórico é levemente superior, por volta de 150-200 calorias por cada 100 ml. Entre elas estão os vinhos do Porto e Xerez.

3. Já no topo, estão as bebidas com teor alcoólico mais elevado, pois têm mais de 30% de etanol em sua composição, superando as 200 calorias por cada 100 ml. Além disso, algumas delas podem conter açúcar simples, que adicionam calorias vazias a bebida. Uísque, rum, gim, tequila, licor e conhaque são os exemplos.