Batata não é a vilã da dieta, diz estudo

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Para muitos, as batatas não podem entrar nas dietas por serem muito calóricas. Mas o tubérculo não é, necessariamente, ruim para o emagrecimento e pode ajudar a reter a perda de peso, segundo um novo estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor EVITE ERROS COMUNS NA PERDA DE PESO

icon texto_menor 
4 MITOS PARA MANTER UMA DIETA SAUDÁVEL

O estudo, feito pelo Instituto de pesquisa Davis, da Universidade da Califórnia, e pelo Centro Nacional de Segurança Alimentar e Tecnologia, do Instituto de Tecnologia de Illinois, ambos nos Estados Unidos, mostra que incluir batatas na dieta não é prejudicial ao organismo, e pode (ainda) ajudar na perda de peso.

A pesquisa recrutou noventa homens e mulheres, todos com sobrepeso, e os separou em três grupos: o de redução de calorias (que apresentavam alto índice glicêmico); o grupo de retenção de calorias (com baixo índice glicêmico) e, por último, o grupo de controle sem restrições calóricas ou gastrointestinais.

Durante o estudo, para todos os grupos foi oferecida uma dieta com receitas saudáveis a base de batatas. A instrução era de que eles consumissem de cinco a sete porções do vegetal por semana. Após três meses, os pesquisadores notaram que todos os grupos haviam perdido peso, sem diferença significativa nos quilos perdidos.

Desta forma, os pesquisadores chegaram à conclusão que ingerir uma batata média (150g) contém apenas 110 calorias e possui mais potássio do que uma banana, por exemplo. Além disso, a batata pode fornecer quase metade do valor diário de vitamina C e não contém gordura, sódio ou colesterol.