Aveia para controlar seu corpo

Atualizado em 26 de março de 2018
Mais em Nutrição

A aveia é uma boa opção para quem quer incluir em sua alimentação hábitos saudáveis. Rico em diversos nutrientes, como fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente a E) e proteínas, o cereal auxilia no bom funcionamento do intestino, ajuda na diminuição do nível de colesterol e protege nosso corpo contra doenças cardiovasculares.

“A aveia é um cereal bastante valorizado por seu conteúdo protéico, calórico e de fibras. Estudos científicos relativamente recentes apontam que o consumo de aveia reduz os níveis de colesterol e os riscos de doenças coronárias”, disse a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri.

A grande responsável por todos os benefícios trazidos pelo consumo de aveia é a betaglucana, uma fibra solúvel presente em grande quantidade no alimento, que, assim como as outras fibras, não é absorvida pelo nosso organismo. “A betaglucana é ótima para quem precisa controlar os níveis de açúcar no corpo e ajuda a combater o colesterol alto. Além disso, aumenta o bolo alimentar e contribui para o processo digestivo”, disse Lívia Batista Holanda, nutricionista da PUC de Campinas.

Como a aveia atua no organismo

Dentro do corpo, ao entrarem em contato com a água, as fibras solúveis da aveia formam uma espécie de gel, que tornam o bolo alimentar maior e mais viscoso. Isso faz com que o organismo faça uma menor absorção de algumas substâncias presentes neste bolo, como glicose, carboidratos e colesterol.

Estudos também comprovam que a betaglucana contribui na diminuição dos níveis de colesterol no sangue. Esta ação está ligada à absorção dos ácidos biliares. Sendo assim, o consumo regular de aveia diminui a formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

“É importante frisar que a aveia não combate as doenças do coração, mas pode ser importante na prevenção de certas doenças, principalmente se associada a uma alimentação saudável e a prática de esportes”, falou Lívia.

Como consumir

O tipo de aveia que possui maior quantidade de betaglucanas é o farelo, seguido pelos flocos e pela farinha. Por ser seco, o mais indicado é utilizar o cereal com outro alimento, doce ou salgado, e as formas para ingeri-lo são tão variadas quanto os benefícios que ela trás para a saúde.

“A aveia é comumente consumida em flocos e pode ser usada na preparação de bolos, biscoitos, pães, almôndegas e croquetes. Ela também pode ser adicionada aos sucos, vitaminas, leite, iogurtes naturais e frutas”, falou Tânia.

Quanto consumir

As fibras são divididas em dois grupos, as solúveis e as não solúveis. Especialistas recomendam a ingestão mínima de 20 a 30g por dia para se obter os benefícios deste nutriente. Esta porção pode ser dividida entre o consumo de aveia, frutas, verduras e legumes.

 

Por Cesar Candido dos Santos