Farofa proteica para ganhar resistência

Atualizado em 29 de agosto de 2017

Você faz treinos regulares, segue uma planilha de exercícios para o fortalecimento muscular, tem uma dieta regrada e balanceada, mas ainda precisa de mais resistência física? Saiba que uma boa aliada para conseguir esse objetivo pode ser a farofa proteica.

Composta por ingredientes como proteína texturizada de soja, gergelim, linhaça dourada, sal marinho, óleo de girassol, alho, cebola e salsinha, o alimento funcional, que é comercializado pela Vittadely, é uma boa pedida para melhorar o rendimento na corrida de rua por reunir ingredientes que dão um up nos treinamentos.

A proteína texturizada de soja é produzida a partir do concentrado do produto. Seu consumo, associado à atividade física, pode aumentar a resistência física, a reposição celular e ajudar na construção e na manutenção dos músculos. Além disso, a proteína da soja também é rica em cálcio, contribuindo para a saúde dos ossos.

O gergelim, presente na farofa, pode até ser uma pequena semente, mas possui nutrientes muito importantes para a manutenção da boa saúde do corredor. Cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo, estão presentes no alimento, assim como vitaminas do complexo B. Ele tem, ainda, alto teor de fibras e gorduras monoinsaturadas, o que ajuda no combate da prisão de ventre, ajuda a manter os ossos saudáveis, controla o colesterol, além de melhorar a digestão e proporcionar saciedade.

A linhaça dourada, outro ingrediente, por sua vez, é rica em ômegas 3, 6 e 9, além de conter fibras e possuir ação anti-inflamatória. Também possui uma substância muito importante, a lignana, que exerce o mesmo papel do estrógeno, provocando a destruição de células defeituosas no organismo.

O sal marinho, também presente na farofa proteica, é excelente para maratonistas, pois esses atletas costumam se desidratar facilmente, perdendo grandes quantidades de água e sais minerais e criando um estado de cansaço e esgotamento físico, psíquico, emocional e mental. O mau funcionamento do organismo é provocado pelos minerais que se perdem durante a corrida. Por isso, é muito importante que sua reposição seja rápida. O sal marinho faz este papel muito bem, uma vez que repõe rapidamente os minerais perdidos. Outros benefícios são o fornecimento de energia aos músculos, a ajuda a combater as carências provocadas por uma má alimentação e o auxilio na diminuição da acidez gástrica.

Os benefícios da farofa não param por aí. Por conter óleo de girassol, ela ainda tem poder antioxidante, que ajuda a proteger as células dos radicais livres, uma vez que o óleo é muito rico em vitamina E.

(Fonte: Patricia Pinesi, nutricionista de São Paulo)