Adicione fibras a todas as refeições

Atualizado em 29 de agosto de 2017
Mais em Nutrição

As fibras dos alimentos são importantes na dieta do corredor. Quando associadas ao consumo de carboidratos de absorção lenta, ajudam os atletas a melhorarem o desempenho. Além disso, otimizam o funcionamento intestinal, previnem doenças cardiovasculares, dão maior sensação de saciedade – ideal para quem quer emagrecer –, entre outros benefícios. Na edição 131, de março de 2014, da Revista O2, a reportagem “Corredores de fibra” traz mais detalhes sobre o assunto, mostrando as principais melhorias para o corredor que inclui essa substância na dieta e uma calculadora que apresenta a quantidade de fibra de uma série de alimentos.

Veja que alimentos você pode incluir nas refeições para que tenha um bom aporte de fibras durante todo o dia.

CAFÉ DA MANHÃ
As frutas – principalmente as com casca – são uma ótima opção para começar a ingestão diária de fibras, seja inteira, picada ou em sucos naturais. Para complementar, vale incluir farelo de aveia, chia, linhaça, farinha ou biomassa de banana verde, farinha de maracujá ou de coco – que podem ser colocadas em receitas ou no iogurte, por exemplo. Para quem prefere um pãozinho, opte pelos integrais – verifique no rótulo os que têm mais de 5 g de fibras por porção.

ALMOÇO
Saladas cruas à base de folhas verdes e legumes crus, como beterraba, cenoura e abobrinha, são ricos em fibras. Na hora de colocar o arroz, escolha o integral ou outras variações – como selvagem, vermelho ou 7 cereais. Feijão, grão de bico e soja também contêm fibras.

JANTAR
As mesmas opções do almoço podem ser aproveitadas no jantar. Legumes cozidos, cogumelos refogados e palmito são boas opções que pode fazer parte dessa refeição.

LANCHES (DA MANHÃ E DA TARDE)
Para os intervalos entre as grandes refeições, as fibras podem vir por meio de frutas (inclusive as secas), castanhas, além dos farelos, farinhas e sementes do café da manhã.

Dica: quanto maior o consumo de fibras, mais água a pessoa precisa consumir para que o intestino funcione adequadamente.

Fonte: Carolina Arbache, nutricionista especializada em nutrição esportiva da Natue, e-commerce de produtos para o bem-estar