A força do macarrão

Atualizado em 09 de outubro de 2018
Mais em Nutrição

Por Maurício Belfante

Farinha de trigo, ovos, óleo, sal e molho para dar um sabor especial. Assim é preparada a refeição preferida dos corredores: o macarrão. Além de ser um apetitoso prato italiano, de preparo fácil e rápido, é também ideal para os esportistas que dispõem de pouco tempo para conciliar os treinos e as tarefas do cotidiano, que tomam maior parte do dia.

Contudo, não são apenas estes quesitos que fazem do macarrão o alimento predileto dos corredores. Há muitos componentes nos seus valores nutricionais indicados para quem pratica uma atividades físicas. Entre os nutrientes estão os carboidratos, elemento básico nos pratos dos esportistas.

Daí vem a energia!

Com tamanha fonte de carboidratos, o macarrão consegue ser uma das principais fontes de energia nos alimentos, além disso, é fácil de ser digerida. “O macarrão é rico em carboidratos complexos, que fornecem energia lentamente ao organismo, evitando picos de fome e promovendo a sensação de saciedade”, afirma Renata Rodrigues de Oliveira, nutricionista do Instituto Mineiro de Endocrinologia.

Além disso, o macarrão não é apenas formado por carboidratos, podendo fornecer outros nutrientes indispensáveis para o corpo, como explica detalhadamente Luís Ricardo de S. Alves, nutricionista da Nutrição Fácil.

“Além dos três macronutrientes – carboidratos, gorduras e proteínas – o macarrão possui uma pequena quantidade de cálcio, que fortalece os ossos, fósforo, que funciona como um ativador de enzimas fundamentais ao bom funcionamento do organismo, e uma pequena, mas expressiva, quantidade de potássio e niacina (vitamina B3)”.

Macarrão para os corredores

Por si só o macarrão já é um alimento essencial para os esportistas. Porém, combinando com outros alimentos, é possível que ele se torne um alimento mais potente e que traga mais benefícios ao corpo.

“O macarrão combinado com uma fonte de proteína magra (frango, peixe, peito de peru ou atum) é capaz de, além de fornecer energia, prevenir a perda de proteína e massa muscular durante o exercício”, explica Renata.

Entretanto não é só o macarrão tradicional que é recomendado para os corredores. Também há massas integrais, que além de ter uma taxa de gordura menor, tem alto índice glicêmico. “Todas as refeições são importantes para um atleta, no entanto, as refeições pré e pós-treino são imprescindíveis para garantir a qualidade do exercício e a recuperação do atleta. Como todo carboidrato de alto índice glicêmico o macarrão é uma ótima alternativa nestas refeições, dando ênfase também no macarrão integral”, afirma Maria Gabriela Goulart, nutricionista.