9 alimentos que te deixam focado

Atualizado em 15 de agosto de 2017
Mais em Nutrição

Manter o foco durante uma corrida é imprescindível para que o corredor tenha um bom resultado. Por isso, nada melhor do que incluir alimentos que te deixam mais concentrado à sua dieta. A combinação de vitamina E, D, ômega-3 e antioxidantes pode ser a chave para o sucesso.

Veja nove alimentos que não podem faltar na alimentação

Ovos

São ricos em luteína e colina – importantes nutrientes na preservação dos neurotransmissores – auxiliam no aumento da inteligência emocional, que precisa ser controlada durante uma corrida.
Dica: esses nutrientes são ainda mais presentes nos ovos de galinhas caipiras.

Couve verde

Assim como nos ovos, a luteína presente nessa verdura, ajudando a proteger os neurônios e controle do emocional.
Dica: pode ser consumida no suco verde (3 folhas de couve, 6 cm de raiz fresca de gengibre, 1 limão sem casca, 3 rodelas de berinjela, 1 rodela de abacaxi e 1 copo de água de coco fresca. Bata tudo no liquidificador e beba). Repõe os sais minerais, vitamina C, complexo B que são perdidos durante os exercícios físicos.

Salmão

Excelente fonte de ômega-3 – um dos melhores antioxidantes que existem. Esse ácido graxo previne a perda de memória.

Whey protein

Uma das melhores maneiras de repor a proteína e preservar a musculatura, sem alterar os níveis de colesterol. O whey protein é a proteína do soro do leite e ajuda a prevenir o catabolismo – desgaste excessivo da musculatura –, que ocorre com o excesso de atividade física. Por último, também auxilia na melhora da atividade cerebral.

Iogurte

Fonte de vitamina D – uma das substâncias mais potentes na regeneração dos neurônios –, a bebida pode ser utilizada para melhoria das funções visual e auditiva, importantes para manter o corredor atento durante a prova.
Dica: alterne seu consumo com o de probióticos, que auxiliam no controle das bactérias presentes no organismo.

Cogumelos

Alguns tipo, quando mais expostos à luz solar, podem conter níveis benéficos de vitamina D, além de auxiliar na formação da memória.

Castanha-do-pará

Rica em selênio, um dos principais combatentes dos radicais livres. Esse mineral tem, ainda, papel protetor sobre a parede vascular, protegendo o cérebro de sofrer um AVC.

Gengibre

Com ação anti-inflamatória, o alimento é fonte de lítio, mineral que estimula o prazer e inibe os circuitos da dor.

Cereais integrais (aveia, trigo, arroz)

Ajudam na regulação do intestino, proporcionam a sensação de saciedade – fazendo com que o indivíduo coma menos – e reduzem a velocidade de absorção da glicose (que dá energia). Além disso, são ricas em vitaminas do complexo B: B1 (Tiamina) – ajuda na transformação da glicose em energia – e B2 (riboflavina) – protege as células contra os radicais livres.

(Fonte: nutricionista Luciana de Oliveira, sócia-diretora da empresa Equilíbrio & Sabor Culinária Light, em São Paulo)