5 pratos frios e leves para enfrentar o calor

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Conforme o fim do ano se aproxima, a temperatura sobe. E para enfrentar o forte calor, o ideal é tomar bastante líquido, substituir biscoitos e castanhas por frutas e sucos na hora do lanche, principalmente, apostar em refeições leves e frias. E se você ainda não têm receitas em mente para a época mais quente do ano, sugerimos cinco pratos frios e nutritivos para dar uma refrescada em seu cardápio.

1 – Salada de folhas e carpaccio: feito de carne vermelha ou peixe cru, o carpaccio é fonte de proteínas e, apesar da pouca quantidade de carnes (em geral o prato tem de 60 a 80g), gera grande saciedade. E para ter mais carboidratos nesse prato, que tal adicionar grão de bico?

2 – Gaspacho: tradicionalmente, é uma sopa fria de cebola, pepino, pimentão e ervas. Mas sua versão mais moderna, preparada como um creme com estes vegetais batidos no liquidificador, é leve e refrescante.

3 – Salada tabule folhas e kibe cru: dose certa de carboidratos, proteínas e vegetais.

4 – Lanches frios: nele vão pão francês integral, pasta de atum e cottage. Outra opção é um lanche de rosbife com cream cheese light, folhas e tomate. Esse rosbife é feito de lagarto assado e fatiado bem fininho. Bem diferente daquela maçaroca gelatinosa, cheia de gordura e sal, que encontramos facilmente nas padarias.

5 – Vitaminas e Iogurte:  Vitaminas de frutas com leite desnatado e iogurte desnatado natural com frutas vermelhas congeladas é perfeito para um lanchinho leve e bem gelado.

(Fonte: Andre Pellegrini, nutricionista do Instituto do Atleta – INA, de São Paulo)