5 maneiras de substituir o gel de carboidrato

Atualizado em 04 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

 

Os corredores já sabem a importância que tem o gel de carboidrato para repor a energia e os hidratos de carbono durante treinos e provas. É, de longe, o que dá mais gás e energia para manter as passadas firmes, especialmente nas longas distâncias, em corridas que ultrapassam os 60 minutos de duração.

E por que precisamos repor energia? Nosso corpo tem um estoque de hidratos de carbono que dura, em média, 60 minutos. A partir disso, é necessário ingerir mais combustível para ter energia e evitar a fadiga muscular. O consumo indicado é de 30 g a 60 g de carboidratos por cada hora adicional de exercício físico. Ou seja, é indicado consumir de 15g a 30g de algo que dê combustível para correr. E, o gel de carboidrato é o mais indicado, prático de carregar e – dependendo da marca – têm até 20g de hidratos de carbono de rápida absorção.

Agora, sabia que existem opções naturais que substituem o gel de carboidrato na reposição de energia do corpo? As frutas, por exemplo, estão cheias de macro e micronutrientes e são indicadas para repor energia, durante e após os treinos e provas. E, além dos hidratos de carbono, também possuem água, sódio, potássio, vitaminas, minerais e antioxidantes que podem ajudar a neutralizar os radicais livres produzidos durante e depois da corrida, aumentando a imunidade e as defesas do organismo.

 

Listamos cinco alimentos que são substitutos do gel de carboidrato, para manter a energia em alta enquanto você corre:

1)  Uva-passa: beneficia o rendimento, tem a vantagem de ser natural e com um índice glicêmico menor que o gel de carboidrato e um sabor mais agradável, além de ser de baixo custo e práticas. O mais comum são as uvas passas, mas qualquer fruta assim funciona também, como cerejas, damascos, figos, tâmaras, etc.
2)  Banana  é tudo de bom sob vários aspectos (veja  aqui  porque comer banana todo dia). Cheia de hidratos de carbono e com boa quantidade de potássio e vitamina B6, a banana é ótima para evitar câimbras e repor energia pós-treino.
3)  Suco de laranja: fonte de vitamina C, que ajuda também na recuperação muscular, o suco de laranja também contém ácido fólico, responsável por manter os níveis de hemoglobina altos; e pectina, responsável por controlar os níveis de açúcar no corpo. Conselho: não é recomendado coar o suco, para aproveitar todos os benefícios da fruta.
4)  Barra de cereal: outra fonte que substitui o gel de carboidrato (cada unidade tem em média 15g de hidratos de carbono), a barra de cereal pode ser ótima alternativa para repor energia logo após de terminar o treino. Mas, nada de chocolate na composição ou comer demais, porque são muito calóricas.
5)  Mel: composto basicamente por carboidratos (frutose e glucose) e com uma pequena quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, o mel é ideal para fornecer energia rápida ao corredor, já que é absorvido pelo organismo sem demora, assim como o gel de carboidrato.

(Fonte:  Atletas.info  – site parceiro na Argentina)