5 dicas para perder peso sem passar fome

Atualizado em 27 de junho de 2017

Você quer começar uma nova dieta, mas só de pensar em ter de fazer um monte de restrições e passar fome em alguns casos, deixa a ideia de lado e prefere continuar apostando nas guloseimas que não fazem nada bem para a saúde.

Saiba que perder peso não é sinônimo de passar fome. Na realidade, para que você enxugue de forma saudável é preciso se alimentar corretamente e fazer escolhas certeiras. O ideal é sempre focar na redução de gordura corporal, fugindo daquelas dietas da moda, ou extremamente restritivas, que acabam gerando a perda de massa muscular, a redução da disposição e, consequentemente, do desempenho na corrida de rua.

Para perder peso de forma saudável você pode seguir essas cinco dicas:

1- Evite comer quando sentir muita fome

Quando você está louco para comer algo o exagero é quase inevitável. Por isso, o ideal é que você se alimente de três em três horas, mesmo sem tanto apetite, para que mantenha o metabolismo acelerado e, assim, evitar exageros.

2- Coloque ovos em seu café da manhã

Estudos comprovam que pessoas que têm o hábito de ingerir ovos de manhã, principalmente a clara (nunca crua), ficam mais saciadas durante o dia e com menos vontade de comer carboidratos simples, como doces, por exemplo. Além disso, os ovos são ricos em proteína de excelente valor biológico, além de ajudar na recuperação muscular por terem colina, que evita a fadiga muscular.

 

 

3- Cuidado com os carboidratos

Evite comer carboidratos de alto índice glicêmico desacompanhados. Sempre procure ingeri-los junto com uma fonte de proteína, fibras, oleaginosas, etc. Para que você entenda, índice glicêmico se referente à velocidade que o açúcar do alimento chega a corrente sanguínea. Quanto maior é o índice, mais rápido ele chega por lá. Por isso, prefira consumir esse tipo de alimento no pós-treino e sempre combinado com outros alimentos.

Alimentos de alto índice glicêmico:

  • Alimentos feitos com farinhas refinadas como macarrão, pão francês, bolos, biscoitos.
  • Açúcar refinado, mascavo, mel, melado e refrigerante.
  • Arroz branco, batata e milho.
  • Frutas como abacaxi, banana, mamão, manga, melancia, melão, uva passa, caqui, fruta-do-conde, kiwi e morango.
  • Adoçantes artificiais como sacarina, ciclamato, aspartame.

4- Beba água

Muitas vezes, por estar desidratado, você não sente sede, e sim um aumento no desejo por comida. Pense sempre: “Esta com fome? Beba mais água!” o líquido ajuda no equilíbrio do organismo, melhora a digestão, evita a retenção de líquido e de lesões musculares, assim como melhora o funcionamento intestinal.

5- Evite jejuar após os treinos

Logo que você finaliza o treino, seu organismo continua usando a gordura como fonte de energia por um tempo. Assim, você continua queimando gordura mesmo após o exercício. Mas para que isso ocorra você precisa ingerir tanto uma fonte de proteína, quanto uma de carboidrato para recuperar o glicogênio muscular, que é o estoque de energia no músculo. Esse carboidrato deve ser de alto índice glicêmico e precisa estar associado a uma proteína magra, como ovo, frango, peixe ou carne magra.

(Fonte: Mariana Ferri D’Avila, nutricionista de São José dos Campos, SP)