5 alimentos para banir do cardápio

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Nutrição

Por que muitas pessoas gostam tanto de alimentos que elevam seus níveis de colesterol, pressão arterial e contribuem para criar aquela barriga saliente? Porque são os mais gostosos. Mas se você quer parar de comer essas guloseimas e não sabe por onde começar, listamos algumas comidinhas para banir do seu cardápio, além de opções saudáveis para substituí-las.

Sorvete

Muita gordura hidrogenada, açúcar, conservantes, emulsifivantes e corantes. Troque-o por gelatina sem sabor (usando suco de frutas para dar sabor), com frutas picadas e um pouco de creme de leite light.

Refrigerantes

Muitos ácidos e adoçados (ou com muito açúcar). Substitua por bebidas pouco gaseificadas com sabor ou pelo tradicional suco de fruta natural.

Biscoito recheado

Repleto de gordura hidrogenada, açúcar, conservantes, emulsifivantes e corantes. Dê lugar a cookies integrais ou, na pior das hipóteses, biscoitos doces sem recheio.

Embutidos

Linguiça, salsicha, mortadela e salame são alguns dos exemplos mais famosos de embutidos. Eles possuem quantidades exageradas de sal, conservantes e gorduras. Ao invés deles, vá de peito de peru, presunto magro, ou frango desfiado e bifes.

Salgadinhos

Têm quantidade excessiva de sal, conservantes e gorduras. Troque-os por chips de batatas (ou batata doce) assadas, castanhas sem sal, soja e torrada.

(Fonte: André Pellegrini, nutricionista esportivo do INA – Instituto do Atleta)