4 maneiras de melhorar a hidratação

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Nutrição

Hidratação: nos dias de calor esse é um dos pontos mais importantes para que o corredor tenha bom rendimento nas ruas. E você não precisa apostar apenas na água, no isotônico ou na água de coco para se manter bem hidratado. Existem estratégias que, além de favorecer o aumento da ingestão hídrica, deixam a água com potencial funcional.

A hidratação adequada é importante para o corpo funcionar melhor, já que o líquido regula a temperatura corporal, elimina toxinas e garante o bom funcionamento das articulações. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a quantidade recomendada de consumo diário é de dois litros, o que parece demais para muita gente.

Por isso, para que você não se esqueça de se hidratar durante o dia, listamos quatro formas de melhorar a sua ingestão de líquidos. São estratégias simples que, com toda certeza, farão com que você torne o hábito de beber água mais saudável e, melhor, para que você ganhe rendimento nas passadas.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  MANTENHA-SE HIDRATADO MESMO DEPOIS DO TREINO
icon texto_menor  ÁGUA DE COCO: ISOTÔNICO COM A CARA DO VERÃO
icon texto_menor  MARATONISTA: QUAL DEVE SER SEU COMBUSTÍVEL?

1. Aromatizar a água com gengibre em lascas, para tomar durante e após o treino, é uma excelente alternativa para modular o processo inflamatório gerado pelo próprio exercício, além de deixar a bebida ainda mais saborosa.

2. Colocar canela em pau na água torna a bebida termogênica, gostosa e refrescante. Com isso, você ainda ajuda na perda de peso, visto que a canela é uma ótima aliada do emagrecimento.

3. Para os dias mais quentes, fazer gelos de chá verde com gengibre para colocar na garrafa de água que você leva aos treinos também aumenta o potencial anti-inflamatório e termogênico.

4. Adicionar gotas de limão torna a água mais alcalina, o que estabelece um equilíbrio nutricional do organismo e faz com que você não tenha problemas digestivos.

(Fonte: Mariana Duro, nutricionista esportiva funcional de São Paulo e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional)