3 estratégias para a perda de peso

Atualizado em 21 de setembro de 2017
Mais em Nutrição

Perder e manter o peso não são tarefas fáceis. Para que você consiga as duas façanhas é preciso dedicação e apostar em algumas estratégias que fazem com que o processo fique menos penoso.

Na ânsia por conquistar o tão sonhado corpão, tem os que são radicais, que cortam todas as guloseimas e se dedicam exclusivamente à alimentação saudável, e tem os que preferem comer poucas vezes ao dia, pensando que será mais fácil eliminar os quilos a mais. Na realidade nenhuma das duas atitudes são recomendadas, visto que na primeira você vai se jogar de cabeça quando a vontade por uma gordice aparecer, sem conseguir se controlar. E, a segunda faz com que o seu metabolismo fique lento para impedir que a fome apareça, o que faz com que ele acumule gordura.

Reunimos três estratégias que farão com que você tenha sucesso nessa tarefa.

1. Mantenha uma dieta balanceada
Por mais que você corra regularmente, perder ou conseguir manter o peso depende do desequilíbrio do que você gasta (perda calórica) e do que ingere. Por isso, é preciso que você coma menos do que gasta. E para facilitar nesse processo, se alimente de 3h em 3h, o que fará com que você não fique louco por comida no meio do dia e ataque aquilo de mais calórico que vê pela frente.

2. Tenha regularidade nos treinos
A manutenção ou melhora da massa magra, que é fundamental pra quem quer perder peso, só é possível se você correr com regularidade. De nada adianta você começar a correr apenas quando o ponteiro da balança dá um pulo (para mais). A regularidade ajuda, ainda, na otimização da perda calórica, visto que com o exercício é mais fácil eliminar os quilos extras.

3. Preste atenção à intensidade da corrida
Para que haja a otimização da perda calórica é preciso que haja o aumento planejado das cargas de treinamento. O exercício intenso eleva a frequência cardíaca, que faz com que o gasto de calorias no exercício seja maior. Por isso, aposte em exercícios com intensidades diferentes para que o seu organismo tenha mais facilidade para eliminar calorias. Intervalados são ótimos exemplos que ajudam nessa tarefa.

(Fonte: Ronaldo Martinelli, professor da Bio Ritmo Academia – São Paulo)