3 (bons) motivos para incorporar ômega-3 a sua dieta

Atualizado em 31 de agosto de 2018
Mais em Nutrição

Você sabe o que alimentos como peixes (salmão e sardinha) sementes (linhaça), ovos, frutas (açaí e abacate), folhas verdes e frutos secos têm em comum? Eles são ricos em ômega-3, ácido graxo que pode fazer bem á sua mente e coração. Confira alguns dos principais benefícios da “gordura do bem”, segundo estudos.

Retarda o Mal de Alzheimer

De acordo com pesquisa da Academia Norte-Americana de Neurologia, mulheres com autos níveis de ômega-3 têm volume cerebral maior em idades avançadas. O estudo, publicado pela revista Neurology, diz que a redução do volume do cérebro é um sinal do Mal de Alzheimer e faz parte do processo de envelhecimento normal do órgão, que pode ser retardado em até dois anos com a ajuda do ácido graxo.

Mais colesterol “bom”

Pesquisadores da Universidade do Leste da Finlândia descobriram que o consumo elevado de peixes (alimentos ricos em ômega-3) ajuda a aumentar o nível de partículas do “colesterol bom” (HDL) no sangue. O trabalho da instituição de ensino do país nórdico mostrou que a presença maior dessas moléculas no sangue está relacionada a um risco menor de desenvolver problemas cardiovasculares, já que elas eliminam o excesso do colesterol “ruim” das artérias.

Afasta o risco de derrame

Outro estudo, este feito pela Universidade Harvard (Estados Unidos), constatou que os voluntários que incorporaram o ácido graxo em sua dieta viram as chances de sofrer derrames ou ataques cardíacos caírem 50%. Quando consumido em moderação, o ômega-3 diminui os níveis de triglicérides, além de reduzir a agregação de plaquetas no sangue, evitando o surgimento de coágulos, concluiu a pesquisa