Velocidade na técnica do nado Crawl

Atualizado em 20 de abril de 2016

Todos os nadadores buscam isso: como nadar mais rápido? Aumentar a velocidade na natação é muito mais difícil do que em outros esportes, como o ciclismo, no qual o atleta muda uma marcha e mantém as rotações por minuto ou, simplesmente, aproveita um declive e já esta mais veloz. Ou até mesmo na corrida, atividade mais natural do ser humano, em que qualquer pessoa pode dar um pique em uma velocidade elevada por vários metros, por exemplo.

A Natação é diferente por uma série de motivos, o principal é o meio líquido, onde se locomover tem um custo energético quatro vezes maior do que na terra. Outro motivo importante é o quadrado da velocidade.

Esse princípio diz que para dobrar a velocidade do deslocamento quadruplica-se a resistência da água. Por esse motivo, alguns atletas durante os treinos baixam poucos segundos em uma determinada distância e sua sensação de esforço é tão grande.

Uma das soluções é treinar cada vez mais e aprimorar a técnica. Para isso você deve se concentrar nos movimentos que já são “automáticos” e tentar conscientizar-se de cada gesto, desenvolvendo a propriocepção, habilidade de fazer o movimento correto sem ver. È importante, também, sempre seguir as orientações dos seus treinadores, professores ou técnicos. A seguir, veja algumas dicas para aumentar a sua velocidade no nado crawl:

1. Evite movimentos desnecessários
2. Busque uma ótima combinação de contração e relaxamento muscular
3. Garanta a harmonia da respiração com os movimentos dos braços
4. Produza forças propulsivas
5. Reduza a ação de forças resistivas
6. Mantenha a continuidade (fluência do nado)

A melhora da técnica deve ser trabalhada em todos os treinos com exercícios educativos no inicio de cada sessão pois é no momento em que o nadador está descansado que consegue executar melhor os movimentos.

Outra alternativa é o treinamento de velocidade pura, muitas vezes negligenciado por atletas de provas longas. Esse método consiste em executar tiros curtos de 10 a 15 metros com o estimulo máximo de velocidade. As séries devem ser de poucos tiros para se ter uma qualidade boa.

Ex: 4×12.5 mts em velocidade com intervalos de 12.5 mts solto e mais 1 (um) minuto parado.

A natação exige dos atletas varias qualidades físicas, entre as mais importantes para aumentar a velocidade do nado flexibilidade e a força são as que mais se desatacam.

(Fonte: Ademir Paulino, professor da academia Cia. Athletica, unidade Morumbi Shopping – São Paulo)