Trabalhe a técnica do nado medley

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Quem nada ou acompanha a natação deve conhecer (bem) o nado medley, modalidade onde o atleta pratica os quatro tipos de nado. A sequência em uma competição individual é borboleta, costas, peito e crawl. Já no revezamento, o nadador começa com o nado costas e passa por borboleta, peito e crawl.

Para desenvolver essas múltiplas habilidades, no entanto, é recomendável incluir em seus treinos diários todas as modalidades, séries de perna e exercícios educativos de cada estilo.

Geralmente, para ganhar condicionamento físico e ter uma boa base na natação, o atleta passa um longo período treinando crawl. Mas uma boa ideia para desenvolver o nado medley é dividir o treino de modo que você consiga nadar e corrigir a técnica de todos os estilos, já que precisará de cada um deles para se sair bem no nado.

leia-mais-cinza
ícone-texto  DIFERENÇAS PARA NADAR EM PISCINAS E NO MAR
ícone-texto  5 DICAS PARA GANHAR PERFORMANCE NA PISCINA

Isso porque, ao aprimorar o condicionamento físico, você passa por uma etapa chamada fase de base. Nesse período você aumenta a carga de treinos e dedica boa parte do treinamento ao ganho de condicionamento físico geral e a nadar distâncias maiores.

Após essa fase, você passa por uma lapidação, onde se prepara mais especificamente para as competições. É a partir daí que os outros tipos de nado passam a fazer parte do treino, com trabalho técnico, tanto de braço, quanto de perna, além do aperfeiçoamento de viradas e da transição para cada estilo.

(Fonte: Daniel Costa, treinador da assessoria esportiva Trilopez – São Paulo)