T. Pereira ensina a fazer a prancha lateral

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

O medalhista olímpico Thiago Pereira ensina (em vídeo publicado na web) mais um alongamento para prevenir lesões em nadadores: a prancha lateral com rotação de tronco associada. O alongamento, além de ser parte fundamental para o bom desempenho dos atletas durante o nado, ajuda também a prevenir problemas nos membros superiores e inferiores, além de inflamações nos tendões e ligamentos.

“Fiquem atentos ao fato de que, durante toda a execução do movimento, seu olhar deve estar focado na mão que se movimenta”, explica o nadador, enquanto executa a prancha lateral.

leia-mais-cinza
ícone-texto ALONGAMENTO: SEU MELHOR ALIADO NA ÁGUA

Segundo o Thiago, além de prevenir lesões, a prancha lateral com rotação de tronco associada ajuda a fortalecer o core, região do corpo composta pelo conjunto de músculos que compõem os quadris, lombar e abdômen, também responsável pelo equilíbrio e postura do atleta durante a natação. Confira:

icone-video

Core fortalecido
Manter a região do core mais forte por meio de exercícios específicos, como o ensinado pelo nadador, é uma ótima pedida para melhorar o rendimento nas piscinas. Esse fortalecimento permite melhor estabilidade, ajuda o nadador a seguir em linha reta e o auxilia, ainda, a manter o corpo em cima da água (o que facilita o trabalho das braçadas).

Além da prancha ensinada por Thiago Pereira, você pode experimentar também diferentes tipos de abdmonais e buscar o fortalecimento da lombar e da região pélvica na academia – áreas que, assim como o abdômen, fazem parte do core.

(Fonte: Thiago Pereira – Redes sociais:@pereirathiago86e @VaiThiago e Felipe Vaz Domingues, gerente de natação da Cia Athletica unidade Kansas.