Treino regenerativo também é fundamental para o atleta

Atualizado em 23 de janeiro de 2018
Mais em Treinamento

O treino regenerativo é fundamental para qualquer atleta se recuperar da atividade física. Esse tipo de atividade vai contribuir para que você recupere a musculatura após treinos intensos, também ajudando no relaxamento muscular.

A natação por ser um esporte que não tem impacto pode ser de grande valia, pois o atrito com água favorece uma descontração muscular dos membros inferiores, além de beneficiar o atleta com a variação de exercícios, facilitando o estímulo da musculatura sem carga e sem impacto.

Nadar durante alguns minutos, além de auxiliar a fase de recuperação da musculatura, ainda é um trabalho aeróbico, claro respeitando sua intensidade. Controlar a respiração dentro da água também ajuda: como o corpo está na posição horizontal, a posição facilita o relaxamento.

 

 

Outra dica é fazer exercícios educativos, como nadar com flutuador e pé de pato. Como esses exercícios não precisam de intensidade e requer pouco esforço da musculatura, o desgaste não será grande. Caminhar dentro da piscina também é outra forma de trabalhar a recuperação.

(Fonte: Silvio Kestener, professor Educação Física – Natação/Condicionamento físico – e Personal Trainer)