Natação: benefícios para os mais velhos

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

O avanço da idade pode ser repleto de problemas, que vão desde doenças emocionais até limitações físicas. Mais razões para a prática de exercícios físicos, uma vez que ela aumenta a qualidade de vida e, ainda, estimula a sensação de bem-estar. A natação, por exemplo, é um das modalidades mais indicados para quem tem mais de 60 anos e pretende se aventurar em algum esporte, já que ela proporciona inúmeros benefícios para o corpo e para a mente.

leia-mais-cinza
ícone-texto 9 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO

A natação pode ser uma ótima opção para pessoas dessa idade, quando há redução do volume muscular, da força e do número de unidades motoras, tornando alguns exercícios físicos mais perigosos do que normalmente seriam. Mas fazer exercícios na água pode acabar com essas ameaças. A natação reduz os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, evitando impactos fortes, e ainda estimula o praticante a se esforçar para manter um padrão de coordenação durante a prática, variando intensidade, volume e tempo dos exercícios. Isso faz com que as pessoas com mais idade se exercitem o suficiente para fugir do sedentarismo e ainda não corram riscos de lesões ósseas e musculares.

Quanto aos benefícios mentais, a prática da natação pode aliviar os sintomas de depressão, melhorar a autoestima e a atividade cerebral, aprimorar a coordenação motora e a interação social. Além disso, o poder relaxante da água pode afastar problemas relacionados ao estresse.

(Fonte: Kelly Machado de Sales, professora de natação da academia Bio Ritmo, de São Paulo  -SP)