Nado eficiente com a pegada dupla

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Como alguns nadadores conseguem atravessar uma piscina de 25 metros em apenas três ou quatro braçadas? Para deslizar e fluir melhor na água é preciso ter uma técnica apurada, que pode ser desenvolvida por meio da pegada dupla, braçada do nado Crawl realizada de forma independente, com um braço de cada vez, capaz de tornar o nado mais rápido e econômico.

Durante a pegada dupla (conhecida também como double catch), o nadador executa a braçada enquanto a mão do braço oposto espera à frente. Só quando as duas mãos se encontram a braçada seguinte é iniciada.

Essa técnica é bastante utilizada por nadadores iniciantes, pois exige uma menor coordenação. Como os movimentos são executados de modo independente, o atleta consegue realizá-los com maior precisão e, consequentemente, melhor técnica.

Seja na piscina ou em águas abertas, o objetivo da pegada dupla é melhorar, especificamente, a técnica da braçada do nado Crawl. Alguns equipamentos, como pullboy ou snorkel, podem ajudar, mas o interessante é treinar sem eles  para tornar o nado mais apurado. Conforme evolui, o nadador se sente mais confiante e passa a ter menos dificuldades sem os acessórios.

(Fontes: Kim Cordeiro, diretor técnico da BK Sports – São Paulo)