Bruno Fratus: ganhe velocidade no crawl

Atualizado em 23 de janeiro de 2018
Mais em Treinamento

Imagine só treinar com dicas de Bruno Fratus, um dos principais nomes do país quando o assunto é crawl? O nadador brasileiro caiu na piscina no começo de novembro para vencer os 50 m livre, na etapa de Doha (Catar) da  Copa do Mundo de Natação.

Pensando naqueles que querem ganhar velocidade nas braçadas do nado crawl, o atleta dá dicas para melhorar os seus treinos e fazer com que você ganhe rendimento na natação.

Ativo.com – Qual sua estratégia nos treinos para ganhar velocidade no nado crawl?

Bruno Fratus – Geralmente, o pessoal usa um conceito um pouco equivocado quanto à velocidade na água. É preciso entender que como a ideia é se deslocar em um meio mais denso que o ar, e que oferece maior resistência, o foco deve ser inicialmente o de eliminar essa resistência para não perder velocidade.

Por isso, os educativos são tão importantes nos treinos, principalmente os exercícios que trabalham o tronco. Aliás, uma melhor posição do core (centro de força do corpo que abrange as costas, o abdômen e o quadril) pode fazer toda a diferença para o ganho de velocidade.

 

 

Ativo.com – Na prática, como fazer para ganhar velocidade?

Bruno Fratus – Uma natação bem executada passa a ser um exercício muito mais de fluidez e consciência corporal do que de força. Por isso, os melhores nadadores costumam aparentar não estar fazendo força enquanto nadam, nadando fácil. É errado pensar que a força fará diferença para o ganho de velocidade.

Ativo.com – A que é preciso estar atento no nado crawl para conseguir essa melhor fluidez?

Bruno Fratus – O importante é ter bastante atenção à posição do quadril, fortalecendo a musculatura do abdômen, da lombar e dos glúteos, além de manter sempre uma pernada constante e regular. Com essas dicas, certamente, o nadador vai conseguir manter uma boa velocidade dentro da água.