Alongue-se para nadar em mar aberto

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Fundamental para toda e qualquer prática esportiva, o alongamento também se faz necessário para os nadadores de águas abertas, já que com ele é possível reduzir o risco de entorse articular, lesão muscular, problemas de postura na coluna, além de promover o desenvolvimento da consciência corporal e o aumento do cumprimento muscular.

leia-mais-cinza
ícone-texto CIRCUITO AQUA TERÁ 4 TRAVESSIAS EM 2015
ícone-texto TREINE A NAVEGAÇÃO PARA ÁGUAS ABERTAS
ícone-texto PROVAS PARA CAIR NA ÁGUA DA 2015

Durante um treino ou prova em mar aberto, seu organismo é bastante exigido e, por isso, é importante que você se alongue muito bem antes da largada. Com os músculos preparados para qualquer tipo de movimento fica muito mais fácil você cruzar a linha de chegada.

Por isso, separamos alguns exemplos de alongamentos que, se executados de maneira correta, irão te ajudar (e muito!) na hora da natação, além de evitar lesões e fazer com que a competição/treino fique ainda mais divertida.

Lombar, posteriores da coxa e panturrilhas
Com os pés apoiados no tanquinho, a 45°, estender totalmente as pernas, fazendo uma flexão de tronco. Com os braços entendidos e cabeça abaixada, aproximar as mãos o mais próximo possível dos pés.

Peitoral e porção anterior do ombro
Apoiar a mão no espaldar, elevando o braço na linha do peito. Com o braço totalmente estendido, fazer uma rotação do corpo à frente, de modo que o braço fique voltado para trás em relação ao tronco.

Dorsal, trapézio e porção posterior do ombro
Elevar o braço, totalmente estendido, até a altura do peito e com a mão oposta puxá-lo, levemente, contra o peito.

Trapézio
Com a coluna reta, peitoral aberto e ombros abaixados, abaixar a cabeça sem modificar a postura. Colocar as duas mãos na parte posterior da cabeça fazendo uma leve pressão para baixo.

icone-foto

 

[nggallery id=42]

(Fonte: Silvio Kestener, professor de natação da Cia. Athletica, unidade Kansas e Silvio Campioni, professor da academia Cia. Athletica, unidade Anália Franco – São Paulo)