5 motivos para você cair na água

Atualizado em 23 de janeiro de 2018
Mais em Treinamento

O calorão característico do verão está cada vez maior. Ventilador e ar condicionado não têm dado conta do recado e você ainda precisa sair para treinar. Uma boa pedida nesses casos pode ser a piscina, que além de refrescar se torna a queridinha nessa época do ano.

A natação é considerada um esporte completo porque é capaz de movimentar todos os músculos do corpo e trabalhar de forma anaeróbica e aeróbica. De tonificar seu coração a acelerar o metabolismo, a atividade conta com vários benefícios. Mas, por que incluí-la na agenda durante as altas temperaturas? Aqui você encontra cinco (bons) motivos para cair na água e, ainda, conseguir se refrescar.

1 – Faz bem para a mente

Está estressado ou com problemas atrapalhando sua rotina? A natação é uma ótima pedida para ajudá-lo a abstrair e relaxar a mente, já que garante uma ótima oxigenação do cérebro e permite que você desligue do mundo. Ela é uma grande combatente do estresse, já que faz com que você alivie as tensões e esqueça um pouco dos problemas do dia a dia.

2 – Ajuda a queimar calorias

Para você que adora praticar atividade física para perder aqueles quilinhos extras, saiba que em uma hora de natação moderada você pode queimar cerca de 500 calorias. Isso estimula o metabolismo, continuando a queimar gordura mesmo depois de você sair da raia.

 

 

3 – Diminui o risco de lesões

Se você está se recuperando de uma lesão e está louco para voltar a malhar, considere uma rotina de natação para manter a forma. Se, por exemplo, correr é sua paixão, nadar é ótimo para recuperar o ritmo enquanto os joelhos estão se recuperando dos impactos das passadas.

4 – Melhora a capacidade cardiovascular

O nado aumenta seu fôlego e também sua capacidade cardiovascular e respiratória, de forma que pessoas que sofrem com bronquite ou rinite podem até estranhar no começo, mas certamente terão suas alergias amenizadas depois de um tempo de prática.

5 – É refrescante!

Você não precisa ser um nadador profissional para colher esse e todos os outros benefícios da natação. Divirta-se com a atividade e aproveite enquanto está na água. Na pior das hipóteses, você volta relaxado e mais tranquilo para enfrentar o dia – e o calor.

(Fonte: Fabiano Muller, professor de natação na academia Forma Perfeita – Goiânia)